Rivalidade entre WhatsApp e Telegram provoca censura de links

WhatsApp bloqueia links do Telegram em seu painel de mensagens

Depois de o Facebook começar a bloquear links no mês passado para um site que eles alegam ser SPAM, parece que o WhatsApp está indo pelo mesmo caminho em relação ao concorrente Telegram.

Segundo alguns usuários, desde segunda-feira, 30 de novembro de 2015, o aplicativo WhatsApp para Android está bloqueando links que contenham a palavra “telegram”, que nada mais é que o nome de um serviço de mensagens concorrente. O bloqueio aind não foi observado na versão iOS do aplicativo.

Um usuário localizou uma linha no código do aplicativo para Android que indica o bloqueio de qualquer endereço web com a palavra “telegram”.

Código fonte do WhatsAp para Android revela bloqueio de links (Foto: Reprodução)

Enquanto o Telegram é um concorrente direto ao WhatsApp, ele ainda é bem menor. Em maio, o Telegram dizia ter um fluxo de 62 milhões de usuários por mês, enquanto o WhatsApp em setembro contava com um fluxo de 900 milhões de usuários por mês.

Embora o Telegram não seja tão grande como WhatsApp, o app tem uma grande base de usuários e já atraiu milhões de usuários do WhatsApp quando o gigante sofreu uma grande interrupção do serviço. Embora os dois aplicativos ofereçam recursos de mensagens parecidos, o Telegram afirma que seu serviço é mais seguro, além de oferecer canais públicos. O aplicativo bloqueou, por exemplo, 78 canais relacionados com o ISIS no mês passado (a empresa disse que não restringe chats privados).

De acordo com avel Durov, CEO do Telegram, cerca de 80% dos usuários do serviços estão conectados via Android e iso talvez seja um motivo para que o WhatsApp bloqueie links apenas nesta plataforma.

Tela mostrando o bloqueio dos links no WhatsApp para Android (Foto: Reprodução)

Este tipo de bloqueio segue algo já feito pelo Facebook (rede social que comprou o WhatsApp) que vem bloqueando links para a rede social Tsu.co, que paga a seus usuários uma porcentagem da receita de anúncios a cada post feito. O Facebook acusou, na ocasião, a ede de incentivar o compartilhamento de SPAM. Os links foram bloqueados no Facebook, Facebook Messenger e Instagram, mas não no WhatsApp.

Nenhum representande do WhasApp se manifestou em relação ao possível bloqueio de links.