A 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro começa na próxima semana, no dia 3 de setembro, quinta-feira. A edição 2015 do maior evento literário do Brasil terá este ano um recorde de autores convidados. Serão mais de 200 escritores de diversos estilos e partes do mundo apresentando seus lançamentos, debatendo sobre literatura e interagindo com os leitores brasileiros.
A feira, que ocorrerá entre os dias 3 e 13 de setembro, mais uma vez no Riocentro, vai neste ano homenagear a Argentina. O cônsul-geral do país celebrado, Marcelo Bertoldi, destacou a importância de receber a homenagem no ano em que o Rio completa 450 anos. “A Argentina é um país de variedades e contrastes, com uma cultura rica e apaixonada, que vem tendo um reconhecimento sem precedentes no Brasil. A Bienal é uma oportunidade para estreitarmos ainda mais essa relação”, comentou.
Entre os convidados para a Bienal do Livro 2015 estão os escritores argentinos Eduardo Sacheri, autor de “O Segredo dos Seus Olhos” (adaptado para o cinema e que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), Martín Kohan autor de “Segundos Afuera”; Claúdia Piñero, autora de “Una Suerte Pequeña”; Sergio Olguín, autor de “Las Extranjeras”; Inés Garland, autora de “Piedra”; e Tamara Kamenszain, autora de “O Eco”.
Eduardo Sacheri, autor de “O Segredo dos Seus Olhos” é um dos destaques da Bienal do Livro 2015 (Foto: Divulgação)Também estão entre os nomes confirmados para o evento o britânico David Nicholls, autor de “Um dia”; a americana Julia Quinn, que já vendeu mais de 8 milhões de romances de época em vários países e chegou a ser chamada de a “Jane Austen contemporânea” pela mídia; o escritor e cartunista americano Jeff Kinney, autor de “Diário de um banana”; a norte-americana Anna Todd, autora de “After” e Pedro Chagas Freitas, fenômeno de vendas em Portugal.
A escritora americana Julia Quinn já vendeu mais de 8 milhões de livros pelo mundo é outro destaque da Bienal (Foto: Divulgação)O Brasil também estará muito bem representado grandes nomes da literatura nacional, como Ferreira Gullar, Antônio Prata, Pedro Gabriel, Ruy Castro, Pedro Bandeira, Ignácio Loyola Brandão e Thalita Rebouças.
A escritora Thalita Rebouças é um dos destaques da Bienal do Livro no Rio 2015 (Foto: Divulgação)Além das sessões com os autores, a programação oficial continua com o Café Literário, palco de debates sobre temas culturais com um espaço especial para autógrafos. Também haverá homenagens para Maurício de Sousa, grupos de saraus e encontros entre nomes celebrados pelos adolescentes.
Entre as novidades deste ano da Bienal está o Cubovoxes, que será uma atividade dinâmica e interativa que vai conectar, incluir e compartilhar tendências de pensamento e as manifestações culturais do momento, reunindo o público para bate-papos com personalidades do cotidiano e ídolos literários.
Entrada do Riocentro, local onde a Bienal do Livro vai acontecer de 3 a 13 de setembro (Foto: Divulgação)17ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro
Período: De 3 a 13 de setembro
Horários: 3 de setembro, das 13h às 22h; demais dias da semana, das 9h às 22h e finais de semana, das 10h às 22h
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)
Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca