‘Menina Bonita, Que Cor Você Tem?’: Aline Carvalho lança livro infantil na Bienal do Livro Rio

Autora carioca lança o livro dia 9 de setembro, às 16h, na Rua Q-29, Pavilhão Verde.

Escritora Aline Carvalho lança livro infantil
Escritora Aline Carvalho lança livro infantil "Menina Bonita, Que Cor Você Tem?" (Foto: Divulgação)

No próximo sábado, dia 9 de setembro, a 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro reserva um momento especial para os jovens visitantes do evento. A escritora carioca Aline Carvalho estará presente no Estande Adoleta às 16h para o lançamento oficial de seu mais recente livro infantil, intitulado “Menina Bonita, Que Cor Você Tem?”.

Leia também:

A obra, que promete encantar e educar os leitores mirins, é inspirada em uma história real vivenciada pela própria filha da autora. Aline Carvalho aborda com sensibilidade um tema delicado, o racismo, que infelizmente ainda é uma realidade na sociedade atual. Através da experiência da filha da autora, que sofreu com comentários preconceituosos na escola, a história explora como palavras podem afetar profundamente a autoestima de uma criança.

Capa do livro "Menina Bonita, Que Cor Você Tem?" (Foto: Divulgação)
Capa do livro “Menina Bonita, Que Cor Você Tem?” (Foto: Divulgação)

Na narrativa, a personagem principal, Giovana, é confrontada com um comentário de sua professora que a faz questionar a própria cor de pele. A mãe da menina então empreende uma jornada emocionante para restaurar a confiança e autoestima da filha. Ao contar a história dos ancestrais africanos da família, reis, rainhas e guerreiros, a mãe busca ensinar à filha sobre a importância da diversidade e como as diferenças são naturais e enriquecedoras.

A trajetória de Aline Carvalho também é inspiradora. Com formação em engenharia de produção, além de pós-graduação em Finanças e Gestão Corporativa, ela trilhou uma carreira bem-sucedida no mercado financeiro, ocupando atualmente o cargo de gerente de monitoramento na área de tecnologia da informação de um banco. Após se tornar mãe, encontrou uma nova paixão: a criação de histórias para seus filhos. Além de “Menina bonita, que cor você tem?”, Aline é autora do livro infantil “A Ovelha, O Cachorro, O Gato Preto e o Coelho”.

A escritora carioca Aline Carvalho e sua obra (Foto: Divulgação)
A escritora carioca Aline Carvalho e sua obra (Foto: Divulgação)

O lançamento do livro ocorrerá no estande Adoleta, no sábado, das 16h às 17h, durante a 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O evento é realizado no Riocentro, localizado na Barra da Tijuca, e proporciona um espaço único de interação entre autores e leitores, promovendo a literatura e o amor pelos livros entre as gerações mais jovens. Aline Carvalho espera que sua história possa contribuir para uma reflexão sobre o respeito à diversidade desde a infância, ensinando importantes lições de tolerância e aceitação.