A Hoo Editora, especializada na publicação de ficção com temática LGBT, estreia no mercado editorial no mês de novembro com duas obras. Os títulos “Torta de Climão” e “Nicotina Zero” serão lançados no dia 4 de novembro, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. Alexandre Rabelo, autor de “Nicotina Zero”, estará presente no evento autografando os livros.

O escritor, de 37 anos, sente-se honrado em publicar seu primeiro romance pela Hoo. “Há entre nós um entendimento de que há uma necessidade crescente em dar voz a autores e histórias que reflitam uma diversidade de comportamento sexual e sobretudo afetivo, como chave para uma sociedade aberta aos olhares transformadores que vêm das margens”, completa Rabelo.

“Nicotina Zero” é o primeiro romance de Rabelo, fruto de mais de oito anos de trabalho. A obra conta a história de um jovem de 27 anos e seu acerto de contas com a noite paulistana. “Surgiu de experiências minhas e de amigos, ao buscarmos refúgio em formas de participação social que só a noite oferece, borrando os limites do que é permitido ou não em termos de sexo, drogas e um estilo de vida associado à geração X”, completa.

Alexandre atua como professor de francês e pesquisador de literatura pela Universidade de São Paulo, onde cursa Letras e também se formou em História. É roteirista e compositor. “Meu interesse pela literatura apareceu desde cedo, mimetizando filmes e recriando livros e fábulas. Aos 14, comecei a produzir uma prosa poética autorreflexiva num caderno. Aos 17, venci um concurso de redação com o tema ‘São Paulo: ano 2000’, tendo recebido como prêmio um encontro com Jorge Amado e uma coleção de suas obras. Desde então, tenho procurado me formar escritor”, conta.

HQ e o mundo LGBT

Na mesma noite também será lançado o “Torta de Climão”, de Kris Barz, uma obra que reúne tirinhas sobre o universo LGBT. “O Torta surgiu como ideia em 2012. Sempre gostei muito de quadrinhos e sempre achei que aqui no Brasil não havia personagens de HQ gays. Sentia falta de quadrinhos que abordassem a realidade LGBT do ponto de vista de alguém pertencente a esse grupo”, conta o autor.

Os primeiros traços e roteiros surgiram entre 2012 e 2014, entre outros trabalhos de Kris. “O meu foco inicial foi falar principalmente daquilo que eu conhecia o suficiente para abordar de forma mais séria e de forma mais cômica e irônica. Dessa forma, criei personagens que se identificavam, como homens gays de estilos e gostos diferentes”.

Kris conta que com o passar do tempo diversificou mais os personagens para deixar o Torta mais inclusivo. “Foi ótimo do ponto de vista do aprendizado também pois, por exemplo, se queria criar uma personagem transexual, tive que me informar melhor sobre o assunto para ter certeza de que não estaria abordando o tema de forma equivocada”, explica.

Lançamento dos livros da Hoo Editora
Data e horário: 4 de novembro, a partir das 18h30
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, São Paulo/SP
Entrada Gratuita