Suas histórias são contadas desde muito tempo à luz de fogueiras, em meio a matas fechadas, e ao pé da cama, antes de dormir, para alertar e assustar as crianças sobre os perigos do mundo lá fora. Contos dos primeiros moradores do Brasil, que tinham uma relação íntima com as matas e seus habitantes, ou que chegaram a estas terras de navio, na memória de tantos imigrantes que aqui desembarcaram. Algumas antigas como o tempo, outras que misturam elementos antigos e modernos. Alguns deles benfazejos, outros aterrorizantes e mortais. Fantásticos, todos eles, que há séculos habitam nosso imaginário e integram a história e a cultura do país.
Essa é sinopse de “Lendas”, um livro arte que traz a história de 50 personagens do folclore no traço de grandes quadrinistas brasileiros da atualidade. A obra reúne, além das ilustrações, um amplo trabalho de pesquisa com informações detalhadas sobre a origem e características de cada uma dessas criaturas, que podem servir como material de consulta sobre o tema para crianças, estudantes e entusiastas do folclore brasileiro, além dos fãs de quadrinhos e de cultura pop.
Com curadoria de Ivan Costa e Joe Prado, sócios da Chiaroscuro Studios, maior empresa de agenciamento de quadrinistas do mundo, responsável pelo gerenciamento de carreira de mais de 50 artistas do Brasil e do exterior e co-realizadora da CCXP – Comic Con Experience, algumas histórias foram escolhidas de acordo com a região onde cada artista vive. Por exemplo, a lenda do “Perna Cabeluda”, um símbolo da cultura recifense, recebeu os traços de Thony Silas, renomado desenhista pernambucano. Já o mito cearense “Princesa de Jericoacoara” foi desenhado por José Luís, que reside na pequena Itapipoca.
O livro também conta as histórias de lendas como Boitatá, Boto, Chupa-Cabra, Cuca, Iara, entre muitas outras. A capa foi feita por Ivan Reis e Marcelo Maiolo, artistas de renome internacional.
“Lendas” está disponível em pré-venda desde 1º de outubro no site de financiamento coletivo Catarse pelos valores mínimo de R$ 25, para a versão eletrônica, e R$ 80, para a impressa em edição de luxo, com capa dura, impressão em couchê fosco 150g, no tamanho de 21cm x 31cm. Os apoiadores vão receber o livro a partir de janeiro de 2019 ou retirar durante a CCXP, de 6 a 9 de dezembro de 2018, em São Paulo.
Também há opções de financiamento que oferecem recompensas como autógrafos dos artistas, desenhos originais e exclusivos, ingressos para a CCXP, entre outros, que podem ser parcelados em até seis vezes.
Este é o terceiro anuário da Chiaroscuro Studios, criado para apresentar trabalhos inéditos dos artistas do estúdio seguindo um tema único. As edições anteriores, de 2016 e 2017, também contaram com pré-venda pelo Catarse e figuram entre os projetos com maior arrecadação na categoria Quadrinhos da plataforma. Em uma semana, “Lendas” já alcançou mais de 140% da meta inicial da campanha e deve caminhar na mesma linha de sucesso dos anteriores.