‘O Diário Secreto de Laura Palmer’: livro clássico dos anos 90 ganha reedição

A obra, que impactou diversas gerações de leitores, marca a volta do seriado Twin Peaks, de David Lynch

Eternizada no seriado Twin Peaks, que revolucionou a teledramaturgia mundial, a história da adolescente Laura Palmer e de sua cidade natal arrebatou milhões de espectadores nos anos 1990 através do olhar do diretor David Lynch, e agora volta a mexer com o imaginário coletivo. A editora Globo, acaba de lançar após 25 anos do último episódio de “O Diário Secreto de Laura Palmer” uma redição do livro de Jennifer Lynch que foi sucesso de vendas.

Na esteira da continuação do seriado que será lançado em 2017, o livro Lançado originalmente pela Globo Livros em 1991, ganha reedição com a história que ultrapassou as telas e se tornou um ícone entre os adolescentes dos anos 1990, ainda sendo objeto de culto entre os jovens deste início de milênio. Até hoje, poucos autores tiveram a ousadia de Jennifer Lynch, que sem dogmatismos e meias-verdades fala sobre adolescência, sexo, drogas e morte.

Laura Palmer, a bela rainha do baile de formatura, a menina com as melhores notas, gentil, encantadora, filha de pais amorosos e o retrato perfeito da juventude de ouro americana. Quem teria algum motivo para assassinar Laura a sangue frio? A resposta para essa pergunta não estava no diário róseo encontrado pela polícia no quarto da jovem, mas sim em um volume escondido, onde Laura expõe sua verdadeira face. Drogas, orgias, prostituição, abuso, medo.  Um retrato de uma adolescente perdida, que, ao tentar romper com os padrões impostos pela rígida sociedade interiorana onde foi criada, trilhou um caminho sem volta de perdição e desespero.

A cada entrada do diário, que se inicia em seu aniversário de doze anos e segue até o dia de sua morte, quatro anos depois, Laura revela detalhes não apenas sobre seu flerte com a depressão como também a realidade sórdida ocultada pelas brumas de Twin Peaks, cidade madeireira do interior dos Estados Unidos, onde, assim como a própria Laura, ninguém – e nada – é exatamente o que parece ser.

Jenniffer Lynch nasceu em 1968,na Filadélfia. Ela é roteirista e diretora de cinema. Escreveu O diário secreto de Laura Palmer aos 22 anos, antes de dirigir filmes como “Encaixotando Helena” e “Sob controle”. Ela também dirigiu episódios de seriados como “Walking Dead”, “Teen Wolf” e “Pysch”. O livro pode ser encontrada nas livrarias de todo o Brasil.