Já está a venda nas livrarias de todo o Brasil o novo lançamento da editora Kapulana, “O Rei Mocho”. Inaugurando a coleção Contos de Moçambique, o livro O Rei Mocho, reconta uma tradicional fábula moçambicana originária dos sena – uma etnia do centro do país. Escrito pelo premiado autor Ungulani Ba Ka Khosa e publicado pela editora Kapulana, o título é totalmente ilustrado por Americo Amos Mavale com a técnica do batique – técnica de pintura originária da Ilha de Java.
Com texto de Ungulani Ba Ka Khosa, a obra fala através de um diálogo entre pai e filho sobre como a mentira e a desordem surgiram no mundo. Inserindo palavras da língua local de Moçambique, o autor transcreve a lenda de como o mocho se tornou rei, e acabou sendo exilado pelos outros pássaros quando o homem contou a verdade sobre seus “chifres”.
Dentro de “O Rei Mocho” o leitor também encontra uma consideração do autor quando ouviu o conto pela primeira vez, um breve glossário da língua de Moçambique e o conto original, que a etnia sena transmite oralmente entre seus entes.
A coleção Vozes da África, onde está o subgrupo Contos de Moçambique, trata-se de uma série de livros para todas as idades, de contos, poesia e romances de escritores de países africanos de língua portuguesa. A literatura africana, com poucos títulos no mercado brasileiro, é atualmente objeto de estudo nas instituições brasileiras de ensino fundamental, médio e universitário. Os livros são de autores consagrados e belamente ilustrados por artistas também africanos.