Um encontro registrado por uma foto deixou os fãs de música pop atônitos na noite dessa segunda-feira, 4 de maio. Durante a edição 2015 do baile de gala do Metropolitan Museum of Art (MET), Katy Perry, Madonna e Lady Gaga posaram juntas e abraçadas, em um clima de animação.

O registro fez a Internet tremer e foi compartilhado por milhares de pessoas, que se indagavam sobre quanto improvável era a foto. A ocasião deixou no ar uma pergunta que já há algum tempo paira nos ares do show business: existe mesmo uma rivalidade entre as cantoras?

Para Alexandre Gallo, de 39 anos, não existe rixa entre elas. “São duas estrelas em diferentes tempos. Todas essas novas super estrelas pops são fruto da Madonna, pois ela deu o pontapé para o crescimento da indústria “Girl Power” de hoje em dia”. Fã de Madonna há mais de 25 anos, Gallo defende que a intérprete de “Like a virgin” é a responsável pelas atitudes, presença de palco, danças e pela mulher em si conseguir alcançar o topo das paradas de sucesso. “Isso mostra que elas podem e devem lutar pelos direitos delas. Por isso ela tem a importância que tem”, explica.

O brasiliense Francisco Ailton Gomes, de 18 anos, declara que “ver três ‘rivais’ de charts e de mídia tão juntas foi realmente um choque imenso pras três grupos de fãs e até mesmo dos de outras artistas”. Seguidor de Gaga desde que ela surgiu, em 2008, Francisco acredita que a famosa inimizade entre sua ídola e Madonna podia existir no começo. “Acredito que hoje em dia elas usem disso pra promover o álbuns ou a carreira. A mídia leva como uma briga, sempre levou”.

E é exatamente essa possibilidade de discórdia que dá um grande gás nas carreiras das cantoras, além de deixar os fãs em polvorosa. Porém, muitos deles entendem que o mercado, embora esteja cada vez mais competitivo, consegue comportar a todos. Como é o caso de Diego Lessa, de 24 anos, apreciador da trajetória de Katy Perry desde 2010.

“Eu achei maravilhosa para acabar com as especulações de que ‘Madonna odeia Gaga!’, ‘Katy e Gaga não se falam mais desde o lançamento dos singles de ambas. Elas mostraram que são artistas que se gostam e respeitam”. Diego, inclusive, concorda que essa “rivalidade” acaba colocando mais lenha na fogueira. “Porque isso vende”, completa.

Madonna, Lady Gaga e Alexandre Wang na festa pós MET Gala 2015 (Foto: Reprodução)

Música e paz entre as cantoras

Madonna e Lady Gaga já trocaram farpas, indiretas ou não, em relação as suas carreiras. Em junho de 2012, Gaga disse um show em  Auckland, na Nova Zelândia, que não queria ser rainha, e, sim, amiga de Madonna. Esta, por sua vez, inseriu o refrão de “Born this way” (música de Gaga) na apresentação de “Express yourself” (canções que realmente têm arranjos bem parecidos), durante toda a turnê MDNA. E terminava cantando “She’s not me” (ela não sou eu), deixando no ar se estava se referindo à “rival”. Katy Perry sempre foi mais reservada em relação a se dirigir a outras artistas.