A oitava edição da Maracangalha, acontece neste sábado, dia 12 de setembro, às 23h na sede do Cordão da Bola Preta, na Rua da Relação na Lapa. Este ano o evento celebra seu retorno para a sede da associação de carnaval. O tema desta edição é a Tropicália que revisita o movimento que sacudiu o ambiente da música e cultura brasileira no final dos anos de 1960.
Maracangalha é uma mistura da música que carrega a nossa identidade, indo de tropicália, samba, funk, samba rock, soul brasil, marchinhas, frevo, forró e maracatu. Nesta edição um passeio pela música brasileira, fazendo um baile com versões originais que vão desde clássicos de Cartola e Jackson do Pandeiro, até Chico Buarque, Caetano, Gil, Tom Zé, Gal, Betânia, passando por Jorge Ben, Wilson Simonal, Novos Baianos, Secos e Molhados, Mutantes, Tim Maia, Erasmo e Roberto, chegando a contemporâneos como Chico Science & Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado.
O Cordão da Bola Preta foi fundado por Álvaro Gomes de Oliveira (Caveirinha), Francisco Brício Filho (Chico Brício), Eugênio Ferreira, João Torres e os três irmãos Oliveira Roxo, Jair, Joel e Arquimedes Guimarães, em 1918. O nome do bloco surgiu quando Caveirinha viu passar uma linda mulher com vestido branco com bolas pretas pelo bloco. Hoje o Cordão da Bola Preta é considerado o maior bloco de Carnaval do Rio de Janeiro.
O Cordão da Bola preta é o maior Bloco do Carnaval de Rua do Rio (Foto: Divulgação)