O Festival de Música Instrumental (Mimo) acontece de 13 a 15 de novembro em diversos espaços culturais espalhados pelo Rio de Janeiro. A maratona de encontros musicais tem entrada gratuita e começa na sexta-feira, 13 de novembro, às 18h30, na Igreja da Candelária, com as apresentações da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e o violinista de flamenco Daniel Casares, considerado o sucessor de Paco de Lucia.
Esta é a primeira edição carioca do evento, que teve origem na cidade de Olinda (PE), com uma proposta inédita: realizar concertos gratuitos com o melhor da música instrumental, do Brasil e do mundo, no interior de patrimônios históricos culturais da cidade.
Na programação um leque de atividades educativas como workshops, palestras, apresentações musicais e filmes ligados à música, que ainda não entraram em cartaz. Além de teatro de bonecos e o circo, até a Chuva de Poesia se espalham pelo Centro, Zona Sul e Zona Norte da cidade: Igreja da Candelária, Sala Cecília Meireles, Espaço Guiomar Novaes, Cine Odeon, Espaço Cultural do BNDES, Outeiro da Glória, Museu da República, Parque Lage e Igreja da Penha.
Destaque para as seguintes atrações:
Chris Strout e Catriona McKay: O violinista e a harpista escoceses mostram a tradição da música celta amanhã, às 19h, no Espaço BNDES; antes, às 9h30, no Museu da República, Chris dá palestra. E, no domingo, Catriona toca às 14h30m, no Parque Lage.
SU:M: O dueto vanguardista da musica da Coreia do Sul, formado por Jiha Park e Jungmin Seo, se apresenta no sábado, às 16h, na Igreja da Penha, e dá palestra sobre a musica coreana e seus instrumentos às 9h30 do mesmo dia, no Museu da República.
Daniel Casares: O violonista flamenco nascido em Málaga abre a série do Mimo na sexta-feira, 13, às 18h30m, com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, na Igreja da Candelária, com regência de Eder Paolozzi. E no sábado, às 15h30, fala sobre violão flamenco no Espaço Guiomar Novaes, anexo à Sala Cecília Meireles.
Tom Zé: O baiano tropicalista faz seu show sábado, no Parque Lage, às 20h. Antes disso, na sexta, às 17h30, no Museu da República, ele dá a palestra “Ouvindo Tom Zé”, em que falará sobre a sua trajetória.
Festival de Música Instrumental (Mimo) no Rio de Janeiro
Datas: 13 a 15 de novembro
Horário: a partir das 9h
Local: vários – ver programação aqui