A Orquestra Voadora nasceu nas ruas do carnaval carioca, inovou o conceito das bandas de fanfarras no Brasil, modernizando o repertório e os arranjos instrumentais de clássicos da música mundial.

Desde o início, consagrou-se pela ocupação dos espaços públicos, levando para as ruas ritmos pouco comuns aos cortejos carnavalescos, como rock, pop, jazz, blues e música balcânica. Agora, o grupo inova mais uma vez lançando sua primeira montagem voltada ao público infanto-juvenil.

“O magnífico voo do homem pássaro” estreou na Maré, passou por Manguinhos e segue circulando por praças cariocas até o dia 17 de julho. A próxima apresentação acontece no Complexo do Alemão, dia 3 de julho, às 16h, em frente a Biblioteca Parque.

O espetáculo faz reverência ao ancestral desejo humano de voar. Uma viagem musical dá o tom da brincadeira, envolvendo o público em um ambiente recheado de elementos lúdicos. Com direção de Ricardo A. Gadelha e supervisão de Márcio Libar, “O magnífico voo do homem pássaro” é composto por recursos inusitados, como pequenos instrumentos e objetos do cotidiano, na busca por uma sonoridade singular e cuidadosamente elaborada para os pequenos.

“Abrir mão das certezas que a terra firme ou as grades nos oferecem, requer coragem. O “Magnífico Vôo do Homem Pássaro” é um ato corajoso de artistas interessados em sair de sua zona de conforto e em se lançar no vazio do ato criativo. Trazer para o espaço público um projeto voltado a infância, renova nosso comprometimento com a produção de obras artísticas de qualidade que possam catalisar encontros afetivos entre a trupe e o público, entre pais e filhos, entre todos nós e a cidade. Basta acreditar no vôo. Você acredita?”, Gadelha.

A cada voo, como são chamadas as apresentações, a Orquestra Voadora cria um novo olhar para o espaço ocupado, despertando a sensibilidade da plateia e proporcionando momentos de alegria e descontração para todas as idades. Em “O magnífico voo do homem pássaro”, a brassband apresenta uma ampla variedade de ritmos em um repertório autoral inédito, aprimorando as relações entre adultos e crianças através da vivência musical.

“O magnífico voo do homem pássaro” ocupa os espaços públicos com apresentações gratuitas e livres, numa dinâmica de intervenção pública, democratizando e descentralizando o acesso à cultura, criando um novo olhar para cada um desses espaços e despertando a sensibilidade e as emoções dos mais variados espectadores, um prato cheio para pais e filhos.

“O magnífico vôo do homem pássaro”

Ao ar livre e gratuito
Classificação livre
Aos Domingos, às 16h:
03/07 – Complexo do Alemão
10/07 – Quinta da Boa Vista
16/07 – Lagoa Rodrigo de Freitas
17/07 – Aterro do Flamengo