O Pink Floyd revelou nesta segunda-feira, 22 de setembro, a capa do disco “The Endless River“, o primeiro lançamento da banda em 20 anos – desde The Division Bell (1994). Além do nome do grupo inglês e do álbum, a imagem de capa revela um homem em cima de um barco, remando em meio a nuvens em direção ao sol. The Endless River chega às lojas em 10 de novembro.
De acordo com um comunicado oficial, The Endless River é um “álbum instrumental de quatro partes”, entretanto uma faixa, “Louder Than Words”, tem letras compostas pela esposa de David Gilmour, Polly Samson. O disco tem produção de Gilmour, Phil Manzanera, Youth e Andy Jackson, e já está disponível para pré-venda.
O projeto começou com Gilmour e o baterista do Pink Floyd Nick Mason remexendo em músicas que eles gravaram com o tecladista Rick Wright (que morreu em 2008) durante as sessões de The Division Bell. “Ouvimos mais de 20 de horas de gravações e selecionamos as músicas com as quais queríamos trabalhar em um novo álbum”, diz Gilmour em comunicado.
Ele acrescentou: “Ao longo do último ano, adicionamos partes novas, regravamos outras e usamos novas tecnologias de estúdio para fazer um disco do Pink Floyd no século 21. Como Rick se foi – e com ele a chance de fazer isso novamente – parecia justo que essas faixas revisitadas e retrabalhadas fossem disponibilizadas como parte do nosso catálogo”.
Mason acrescenta: “The Endless River é um tributo a Rick. Acho que esse disco é uma boa maneira de reconhecer muito do que ele fez e como o jeito que ele tocava era o coração do som do Pink Floyd. Ouvir aquelas sessões me deu a sensação real do quão especial ele era como músico”.
O Pink Floyd se separou em 1994 ao fim da turnê mundial de divulgação do álbum The Division Bell. Eles reuniram-se com Roger Waters para um show de quatro músicas no Live 8, em 2005. No ano seguinte, Gilmour saiu em turnê solo com Richard Wright nos teclados. Na mesma época, Waters tocou em alguns shows ao lado de Mason.
Waters, Gilmour e Mason reuniram-se novamente em 2011 para o show The Wall Live, em Londres, mas têm desconversado seguidamente sobre uma possível turnê. Waters não está envolvido de nenhuma forma com The Endless River e a banda ainda não demonstrou interesse em divulgar o disco com apresentações ao vivo.
Lado 1
1 – “Things Left Unsaid”
2 – “It’s What We Do”
3 – “Ebb and Flow”
Lado 2
1 – “Sum”
2 – “Skins”
3 – “Unsung”
4 – “Anisina”
Lado 3
1 – “The Lost Art of Conversation”
2 – “On Noodle Street”
3 – “Night Light”
4 – “Allons-y (1)”
5 – “Autumn’68”
6 – “Allons-y (2)”
7 – “Talkin’ Hawkin’”
Lado 4
1 – “Calling”
2 – “Eyes To Pearls”
3 – “Surfacing”
4 – “Louder Than Words”