L-R: Daron Malakian, Serj Tankian, Shavo Odadjian, John Dolmayan

O System of a Down anunciou o lançamento de suas novas canções após 15 anos: “Protect The Land” e “Genocidal Humanoidz”. As composições foram produzidas por Malakian, que também escreveu a música e as letras.

É possível escutar “Protect The Land” e “Genocidal Humanoidz” no streaming em todos os DSPs e disponíveis para compra no Bandcamp com royalties da banda destinados ao Fundo Armênia. “Foi um grande prazer para nós estarmos juntos no estúdio novamente, muito reconfortante e natural, como se o tempo não tivesse passado”, relatou o baixista Shavo Odadjian durante as gravações das novas músicas.

A banda permanece com a formação original: Daron Malakian nas guitarras e vocais, Serj Tankian nos vocais, Shavo Odadjian no baixo e John Dolmayan na bateria.

O membros do System of a Down da esquerda para a direita: Daron Malakian, John Dolmayan Boffom (em cima), Serj Tankian e Shavo Odadjian (embaixo) (Foto: Divulgação)

Conflito entre o Artsaque e o Azerbaijão

Os integrantes do System of a Down ficaram profundamente afetados pelos ataques surpresa injustificados e bombardeios de civis perpetrados pelo Azerbaijão e pela Turquia. A Turquia foi responsável pelo genocídio de 1,5 milhão de armênios em 1915, e negou isso por mais de 100 anos.

Com isso, Dolmayan enviou uma mensagem de texto para seus três companheiros de banda para que eles pudessem fazer alguma coisa para ajudar através da música. “Mandei uma mensagem: ‘Não importa como nos sentimos um pelo outro, não importa quais questões permaneçam do passado, precisamos colocá-las de lado porque isso é maior do que o System of a Down e maior do que todos nós… precisamos fazer algo para apoiar nosso povo'”.

“A agressão e a injustiça que estão sendo perpetradas contra o povo armênio em Artsaque e na Armênia pelo Azerbaijão e pela Turquia é uma violação dos direitos humanos e um crime de guerra”, disse Tankian. “Todos nós no System percebemos que esta é uma batalha existencial para o nosso povo, então isso é muito pessoal para nós. O que precisamos agora é que o mundo coloque a política de lado e apoie a Armênia, sancionando a Turquia e o Azerbaijão e reconhecendo Artsaque”.

A criação do clipe “Protect The Land”

O clipe de “Protect The Land” reúne imagens recentes dos protestos e lutas em terra em Artsaque, mas de uma forma muito pessoal e estética. A produção do videoclipe e a curadoria da capa e da arte da marca para o projeto foram produzidas por Odadjian.

“Eu queria mostrar a unificação de nosso povo ao redor do mundo por uma causa comum, ilustrando o poder dos números”, explicou o baixista. “Reunimos pessoas de todas as idades e profissões que acreditam e lutam por essa mesma causa. Uma coisa é ter uma ideia, mas vê-la ganhar vida, como aconteceu com este vídeo, foi simplesmente incrível”.

Assista ao clipe “Protect The Land”, do System of a Down”

Ouça a música Genocidal Humanoidz, do System of a Down