‘A Santa Joana dos Matadouros’ entra em temporada no Rio

Idealizada e dirigida por Marina Vianna, obra de Bertolt Brecht ganha montagem com direção conjunta de Diogo Liberano e Luisa Arraes no papel-título

A peça “A Santa Joana dos Matadouros“, de Bertolt Brecht, estreia 19 de novembro no Teatro Glaucio Rocha, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. O espetáculo tem direção de Diogo Liberano em parceria com Marina Vianna, idealizadora do projeto. A direção de arte é de Bia Junqueira.

Formado por oito atores, o elenco traz Luisa Arraes, Adassa Martins, Gunnar Borges, João Velho, Leandro Santanna, Leonardo Netto, Sávio Moll e Vilma Melo. No papel-título, Luisa interpreta Joana Dark, a jovem ingênua, cheia de fé, que pertence ao grupo missionário “Boinas Pretas.

Bertolt Brecht escreveu a peça entre 1929 e 1931 em meio a uma crise econômica mundial – tema principal da trama, que ainda inclui miséria e patrão que explora o empregado e trabalhador que luta pela sobrevivência. O texto denuncia questões tão atuais e importantes quanto eram na época em que foi escrito, há mais de 80 anos, quanto nos dias de hoje. O autor nunca chegou a encenar a obra, porém dirigiu uma versão reduzida com oito atores em uma leitura radiofônica de 1932. 

O elenco da peça “A Santa Joana dos Matadouros” que abre temporada até dezembro no Rio (Foto: Thaís Grechi)

“A Santa Joana dos Matadouros” no Teatro Glaucio Gill

Temporada: 19 de novembro a 21 de dezembro
Horários: quinta a segunda, às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, S/N – Copacabana
Classificação indicativa: 16 anos