No dia 24 de novembro, Matheus Nachtergaele estreia “Processo Conscerto do Desejo”, espetáculo no qual recita textos de Maria Cecília Nachtergaele, mãe do ator, falecida em 1968. Esta é a segunda etapa do espetáculo que estreou esse ano com Matheus e o violonista Luã Belik apresentando um recital com músicas que compuseram juntos, poemas de autoria da poetisa e canções por ela adoradas. A peça tem curta temporada, no Teatro Poeirinha, terças e quartas-feiras, até o dia 16 de dezembro.

Nessa etapa do processo, Matheus passa a dizer os textos de Maria Cecília em primeira pessoa, numa operação delicada de possessão e homenagem. A construção desse espetáculo, segundo o ator (e diretor), acontecerá diante do público: “Preciso das pessoas, como observadores emocionados disso tudo. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no Teatro. Isso, só o Teatro pode nos trazer. Temos um horário alternativo, um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana”.

Nachtergaele justifica o título do espetáculo dizendo que “poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quanto ‘concerto’ e ‘conserto’. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente. A palavra desejo, em filosofia, seria a tensão em direção a um fim de onde se espera satisfação. Tradicionalmente o desejo pressupõe carência ou alguma forma de indigência: Um ser que não carecesse de nada, não desejaria nada. Seria um ser perfeito, um Deus. Por isso a filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito. Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”.

Matheus Nachtergaele no 26° Prêmio da Música Brasileira 2015, no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro/RJ (Foto: Divulgação/ Roberto)

Peça: “Processo Conscerto do Desejo”
Data:
de 24 até o dia 16 de dezembro
Horários: 21h de terças e quartas-feiras
Ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Local: 
Teatro Poeirinha  –  Rua São João Batista, 108, Botafogo/RJ
Classificação etária: 16 anos