Depois de passar por Buenos Aires e Santiago do Chile e ser visto por mais de 1,5 milhão de pessoas desde sua estreia, em 2003, “O Mágico de Oz – o Musical” apresenta sua nova temporada no Teatro Bradesco Rio, a partir de 16 de março. Dezesseis anos depois da estreia, Billy Bond consegue surpreender nesta superprodução ao acrescentar novidades ao espetáculo.
A superprodução musical tem realização da Black & Red Produções, adaptação de Billy Bond e Lilio Alonso, direção geral de dramaturgia de Billy Bond e Andrew Mettine, direção musical de Bond e Villa, direção de cena de Marcio Yacoff, coreografia de Ítalo Rodrigues e figurinos de Carlos Alberto Gardin. Billy Bond, artista italiano considerado um dos mais talentosos diretores de musicais em atividade no Brasil, é responsável por produções como “After de Luge”, “Rent”, “A Bela e A Fera”, “Les Misérables”, “O Beijo da Mulher Aranha”, “Natal Mágico”, “Cinderella”, “Um Dia na Broadway”, entre outras.
Um time de atores mirins integra o elenco da produção: dando vida à Dorothy, está a atriz Bia Jordão. Com diálogos e músicas cantadas em português, criadas especialmente para esta versão, o espetáculo traz 22 canções, com destaque para “Quero Ver o Arco-Íris”, versão para “Somewhere Over the Rainbow”, em que a atriz Bia Jordão canta acompanhada pelo som do instrumento ukelele.
A história, consagrada no filme estrelado por Judy Garland, conta o sonho de Dorothy que, acompanhada do cachorro Totó, deixa o sítio onde mora com os tios e viaja até o mundo de Oz. Uma terra mágica e distante, além do arco-íris. Lá, conhece personagens que exaltam qualidades como coragem (Leão), inteligência (Espantalho) e amor (Homem de Lata). Conhece também a Bruxa Má, que tenta impedir a volta para casa. O espetáculo é inspirado livremente na obra de Lyman Frank Baum, de 1900, criador de um dos mais populares livros escritos na literatura americana infantil.
Superprodução
O musical é rico em efeitos especiais, como o vento produzido por ventiladores de grandes dimensões que fazem os espectadores se sentirem como a menina Dorothy, dentro de um furacão. Entre os recursos cênicos que transportam o espectador para o interior da cena, destaque para o gelo seco, telões de led de altíssima resolução e projeção de mapping, além de equipamentos em 4D. Usados para envolver e encantar a plateia, o musical tem ainda efeitos especiais que simulam chuva, folhas secas de papoulas caindo sobre os espectadores, além do perfume das flores e outros aromas da floresta.
“O Mágico de Oz – o musical”
Temporada: de 16 de março a 26 de maio de 2019
Dias e horários: sábado, às 16h; e domingo, às 15h
Local: Teatro Bradesco Rio – Avenida das Américas, 3.900 – Shopping VillageMall – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Ingressos: de R$ 40 a R$ 120
Vendas: site Uhuu e bilheteria do teatro (diariamente, das 13h às 21h)
Classificação: livre
Duração: 105 minutos
Capacidade: 1.000 pessoas