Início Teatro Tânia Pires faz temporada de ‘Ibsen Venusianas’ na Zona Sul do Rio

Tânia Pires faz temporada de ‘Ibsen Venusianas’ na Zona Sul do Rio

Temporada no Rio acontece de 18 de novembro a 20 de dezembro no Humaitá

PUBLICIDADE

Vinícius Piedade e Tânia Pires vivem o casal em crise Antonio e Milena em “Ibsen Venusianas” no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, na Zona Sul do Rio, de 18 de novembro a 20 de dezembro. O espetáculo inédito tem dramaturgia de Weydson Leal (com a qual colaborou Maurício Arruda de Mendonça) e direção de Moacyr Góes.

Depois da temporada carioca, a peça cumpre itinerância internacional, em janeiro do ano que vem, por Angola, Cabo Verde, Espanha, Portugal e Moçambique, onde Moacyr também ministra oficinas de formação. Em setembro, segue para uma apresentação em Skien, cidade natal deIbsen e sede do prêmio, na Noruega.

“Ibsen Venusianas” (Foto: Leo Aversa/Divulgação)

“Quando elaborei esse projeto, pensei imediatamente no Moacyr, por ser uma proposta de criação e pesquisa, calcada em cima do trabalho do ator. Nós temos um entendimento muito próximo sobre a dramaturgia de Ibsen e desde que trabalhamos juntos, há mais de dez anos, tentamos realizar essa parceria”, explica Tânia.

Além da inspiração na própria trajetória de Tânia, que assim como Milena é atriz e lecionou em Cabo Verde, outro ponto em comum com a história tem relação com o ator paulistano Vinicius Piedade, que Tânia conheceu há alguns anos em circunstâncias parecidas. “O Vinicius foi uma escolha natural para o papel. Já admirava seu trabalho e ele também teve essa vivência em Cabo Verde, onde o conheci, que traz uma verdade ainda maior para o personagem”, acredita.

“Ibsen Venusianas” (Foto: Leo Aversa/Divulgação)

A trajetória da atriz e produtora cultural Tânia Pires está entrelaçada com a obra de Henrik Ibsen (1828-1906) há mais de dez anos, quando levou ao palco, em 2004, “O Pequeno Eyolf”, na montagem que representou o país, pela primeira vez, no Ibsen Festival, em Oslo. Dez anos depois – ao longo dos quais realizou o Festival Centenário Ibsen (2006), ministrou oficinas em todos os países de língua portuguesa a partir da obra do dramaturgo norueguês (2009) e montou no Rio “A Dama do Mar”, com direção de Paulo de Moraes (2014) –, Tânia se torna a primeira brasileira vencedora do prêmio norueguês Ibsen Scholarship, conferido desde 2008 a projetos inovadores sobre a obra do autor.

“Ibsen Venusianas”

Temporada: de 18 de novembro a 20 de dezembro
Horários: quartas (somente nos dias 18/11, 2/12 e 9/12), quintas e domingos, às 20h e sextas e sábados, às 21h
Ingressos: R$30,00
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Rua Humaitá, 163 – Humaitá – Rio de Janeiro
Lotação: 130 lugares
Informações: (21) 2535-3846
Classificação etária: 14 anos
Duração: 70 minutos

PUBLICIDADE