“O Google não é uma companhia convencional. E nós não pretendemos nos tornar uma”. Com esta justificativa, o ex-CEO da empresa Larry Page anunciou a criação da Alphabet, nova holding dos fundadores da multinacional norte-americana.
Em uma carta publicada no site “abc.xyz“, a página oficial do grupo, o executivo conta um pouco sobre a companhia e como o Google se adaptará às mudanças. Segundo ele, a Alphabet compreenderá os serviços Calico (responsável por pesquisas na área da saúde), Google Capital, Google Ventures (no setor de capitais e investimentos) e Google X (especializado em desenvolvimento de tecnologias).
Além disso, também estará sob o controle da holding o Google Inc., que continuará no comando do Google Search, do Gmail, do Google +, do YouTube, do Maps e do Android. Ainda de acordo com o comunicado, o principal motivo da criação da Alphabet é a possibilidade de poder fazer parte de outros segmentos do mercado sem necessariamente unir o nome Google a tudo.
Com a holding, Page, que era CEO da Google Inc., ocupará o mesmo cargo na Alphabet. Já Serjei Bin, co-fundador da empresa, será o presidente, e Sundar Pichai, ex-chefe do departamento de engenharia de produtos, passará a ser CEO da Google Inc.