Inovar para incluir. Com essa ideia, o sociólogo Fernando Oliveira, à frente da F123 Consulting, busca desenvolver soluções tecnológicas que facilitem a vida de pessoas com deficiência visual. O novo projeto de Fernando é o F123 Access, software que decodifica as páginas navegadas da internet e reinterpreta os códigos, para que o usuário não sofra com as páginas que frequentemente são mal formatadas.

O projeto foi desenvolvido com o apoio da Ashoka, organização mundial que oferece treinamentos e consultorias a empreendedores sociais em parcerias com empresas associadas à saúde e bem-estar, como a Boehringer Ingelheim.

Fernando explica que há pouco cuidado com a formatação das páginas da web, que utilizam o código HTML de forma incorreta: visualmente a página está perfeita, mas a codificação, entretanto, encontra-se cheia de erros. O deficiente visual utiliza um leitor de tela que o possibilita utilizar o computador. Esse leitor transmite para o usuário por meio de uma voz artificial o que está escrito na tela. Se a codificação estiver errada, o usuário não consegue compreender a página integralmente. O F123 Access “conserta” esse código para que o entendimento do conteúdo fique claro.

cofundador do F123, Fernando Botelho, que é cego (Foto: Reprodução/Facebook)

“Pode ser que o título de um artigo esteja centralizado e apareça com uma fonte maior, mas sem o código HTML usado para cabeçalhos. O resultado típico é a aparência normal para quem enxerga e a dificuldade para quem usar software leitor de tela”, detalha Fernando.

Segundo o desenvolvedor, que também é deficiente visual, a ideia surgiu de sua vivência pessoal e conversa com outros usuários. “As demandas foram muito variadas. Temos pessoas interessadas em realizar compras via internet, enquanto outros queriam acessar as redes sociais, sem dificuldades”, ressalta.

Dezenas de internautas cegos ou com baixa visão já testaram o F123 Access no Brasil e em outros países e aprovaram a novidade. Eles afirmam que o programa facilita muito o dia a dia no trabalho, deixando as tarefas mais simples e ágeis ao utilizar o computador. O software está disponível gratuitamente por meio do site nos idiomas português, inglês e espanhol e já tem solicitações de adaptação para outras línguas.