Google planeja se tornar uma operadora de telefonia móvel

Gigante da tecnologia deve lançar serviço de telefonia ainda em 2015

O Google estuda lançar um serviço de telefonia móvel nos Estados Unidos. A empresa negocia com a Sprint e a T-Mobile para utilizar a infraestrutura das operadoras e oferecer chamadas e dados aos seus usuários. A informação foi divulgada pelo site The Information.

Caso avance, a iniciativa tornará o Google uma operadora móvel virtual, conhecida pela sigla MVNO (Mobile Virtual Network Operator). Nesse modelo, a empresa não constrói sua própria rede, mas utiliza o sistema de operadoras já existentes.

Segundo a reportagem, o Google teria interesse em vender planos de telefonia diretamente ao consumidor. Além disso, pretende monitorar o tráfego de dados e chamadas por meio da infraestrutura contratada das operadoras.

Google já investe em redes de alta velocidade

A proposta não surpreende analistas do setor. O Google já atua com iniciativas relacionadas à conectividade e infraestrutura de rede. Em 2012, a companhia lançou o Google Fiber, serviço que fornece internet em alta velocidade para cidades como Kansas City, Austin e Provo.

Ainda em 2014, o Google anunciou investimentos em um cabo submarino de alta capacidade. O sistema liga a costa oeste dos Estados Unidos ao Japão. O objetivo é entregar velocidades de até 60 terabytes por segundo entre os dois continentes.

Além dessas ações, o Google é o criador do sistema operacional Android. Também desenvolve aparelhos como os da linha Nexus, que utilizam diretamente seus serviços. Por isso, ter controle sobre a rede pode trazer vantagens estratégicas para os negócios da empresa.

MVNO pode fortalecer ecossistema Android

Com o novo serviço, o Google pode ampliar seu controle sobre o uso de dados em dispositivos com sistema Android. Ao atuar como operadora, a empresa terá mais acesso a informações sobre o consumo de internet e ligações de seus usuários.

Essa possibilidade se alinha à estratégia da companhia de integrar serviços e infraestrutura. Assim, o Google busca garantir mais qualidade na entrega de conteúdo, como vídeos no YouTube ou navegação em aplicativos.

Além disso, a entrada do Google no setor pode incentivar mudanças no mercado de telecomunicações. Com a força da sua marca, a empresa pode oferecer alternativas a planos tradicionais e pressionar as concorrentes por melhores preços e desempenho.

Expectativa é de lançamento ainda em 2015

A negociação entre o Google, a Sprint e a T-Mobile ainda não foi confirmada pelas empresas envolvidas. No entanto, fontes ligadas ao mercado indicam que o lançamento do novo serviço pode ocorrer ainda em 2015.

Caso se concretize, a iniciativa pode alterar a dinâmica do setor de telecom nos Estados Unidos. A presença de uma gigante da tecnologia como provedora de serviços móveis poderá influenciar outros mercados globais nos próximos anos.

A atuação como MVNO também permitirá ao Google testar soluções que poderão ser aplicadas em larga escala no futuro. Isso inclui melhorias na estabilidade de conexão, velocidade de dados e integração com dispositivos móveis.