Desde o lançamento do iOS 7 (sistema da Apple para smartphones e tablets), a Apple anuncia que “esta foi a maior mudança no iOS realizada desde o lançamento de sua primeira versão”. Tanto é que o mesmo foi dito com o lançamento do iOS 8 (e realmente muita coisa mudou).
O Almanaque da Cultura já está testando o novo iOS 9 desde o lançamento de sua primeira versão de teste aos desenvolvedores e, desta vez, nada de muito novo.
Bluetooth, Airdrop e CarPlay
Recurso CarPlay, presente no iOS 9 (Foto: Divulgação)O novo sistema promete ampliar a multitarefa nos iPads e traz um aperfeiçoamento de conectividade Bluetoth (na Apple o Bluetooth tem um protocolo trancado onde só os gadgets da própria empresa se comunicam de maneira irrestrita). Além do AirDrop, novidade do iOS 7 para o compartilhamento de arquivos entre dispositivos, o iOS 9 também traz o CarPlay, que promete revolucionar a maneira que você ouve música dentro de seu automóvel. Não é um simples Bluetooth, é o menu de música da Apple transportdo para dentro do ainel de navegação de seu automóvel. Mas, sempre tem um mas, este recurso está disponível apenas a alguns poucos veículos mais modernos. E como carro não é um bem que trocamos de um dia parao outro, este recurso ainda deve demorar a crescer de maneira expressiva.
Apple Music
Apple Music (Foto: Divulgação)O Apple Music já é uma novidade do iOS de sua verão 8.4 (a atualização oficial saiu há menos de duas semanas). Com o novo recurso, o usuário além de baixar as músicas do iTunes, pode ouvir milhares de rádios on line. O usuário pode experimentar um período de avaliação, mas depois passa a pagar, por mês, US$ 4,99 na assinatura individual ou US$ 7,99 na assinatura familiar (através do compartilhamento familiar, até seis membros). O Apple Music também está integrado ao CarPlay.
Na seção minhas músicas, ainda que você agrupe por “Álbuns”, a ordem alfabética será formada pelo nome do artista e não mais pelo nome do álbum.
Layout
iOS 9 (Foto: Divulgação)O layout não muda praticamente nada. Apenas a “Banca” deixou de existir. Jornais e revistas que estavam dentro da banca, passam para as janelas comuns dos aplicativos, podendo ser colocados dentro de pastas ou mantidos na tela principal do dispositivo.
No iPad, as pastas passam a ter disposição de 4 linhas por 4 colunas (diferente do antigo 3 x 3), mas os ícones não estão sendo reorganizados automaticamente. Você continua vendo nove ícones por página e percebe que tem espaço pra mais sete, tendo que arrastá-los manualmente. Talvez isto seja resolvido até a versão final.
A tela de notificações agora está organizada por data e não por aplicativos, ou seja, se você deseja excluir notificações anteriores clicando no x, você vai remover um dia inteiro e não as notificações de cada aplicativo.
Uso do iOS 9 em dispositivos antigos
A Apple garante que o iOS 9 é compatível com iPad 2, iPad 3ª Geração, iPad 4ª Geração, iPad Air, iPad Air 2, iPad Mini, iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5C, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus e iPod Tuch de 5ª Geração.
O Almanque da Cultura está realizando os testes em um iPad de 3ª geração de 64GB e em u iPhone 6 plus de 128GB. Ainda na versão de testes, muitos travamentos ainda estão aontecendo no iPad de 3ª geração em programas como e-mail, por exemplo. No Facebook, há uma certa lentidão. Isto não ocorre no iPhone 6 Plus. Vamos ver como isto vai evoluir até a versão final.
Multitarefa
Recurso de multitarefa, presente apenas no iPad Air 2 (Foto: Divulgação)Finalmente a Apple começa a falar em multitarefa, mas este vai ser um recurso do iPad Air 2. Nele, você vai poder dividir a tela em dois e trabalhar ao mesmo tempo em dois aplicativos diferentes.
Outra novidade é o Picture in Picture. Com ele, você vai poder continuar assistindo um vídeo no canto da tela enquanto responde a um e-mail, por exemplo.
Pouco espaço?
Para quem tem dispositivos com pouca memória, a grnade novidade: o novo sistema pede que você tenha “apenas” 1,3GB de espaço livre. A versão anterior exigia 4,6GB, algo inviável para quem possui, por exemplo, um iPhone 5C de 8GB que tem mais da metade do espaço ocupada pelo sistema operacional.
Siri
A Siri ficou mais inteligente. Ela já aprendeu a falar português desde o iOS 8.3, mas agora a assistente passa a ser pró-ativa. Você pode estar lendo uma página no Safari, por exemplo, e pedir para que ela te lembre desta página mais à noite; pode marcar uma rota no mapa e pedir para que ela te lembre assim que você entrar no carro. Sem contar que a busca através dela ficou muito mais inteligente, levando-se em conta a geolocalização.
Mapas
Itinerários com transportes públicos, ainda presente em pouquíssimos locais (Foto: Divulgação)A Apple promete trazer no aplicativo Mapas as rotas através de transportes públicos, assim como o Google Maps. Mas não vá ficando muito animado, pois esta novidade vai surgir de forma escalonada, começando apenas por Nova York, Toronto, Londres, Chicago e outras cidades da China. Ainda não há previsão para o lançamento deste recurso no Brasil. É bom lembrar que a Siri, por exemplo, levou mais de dois anos para ser alfabetizada em nosso idioma.
Notas
Novo Notas, agora com manuscrito e fotos (Foto: Divulgação)O aplicativo de Notas ganhou mais funcionalidade. Além das notas de texto, agora é possível colocar fotos do Rolo da Câmera, anotações manuscritas e, fnalmente, lsta de tarefas. Algo que até então a Apple não havia pensado, ao contrário dos concorrentes.
Atacando os concorrentes
A migração do Android para o iOS vai ser feita facilmente (Foto: Divulgação)E, para finalizar, a Apple pretende conseguir uma fatia do mercado hoje ocupda pelos concorrentes. A empresa pretende criar um ambiente de migração do Android para o iOS. De maneira fácil você vai transportar seus contatos, papeis de parede, histórico de mensagens, fotos e vídeos, calendários, contas de e-mail e favoritos. Alé disso os apps gratuitos do Android presentes na App Store serão transferidos automaticamente e os pagos vão entrar na lista de desejos.
Acesso a tudo isso
A versão final sai até o fim do ano, mas uma versão pública para testes deve ser lançada até o fim do mês. Os desenvolvedores já têm acesso ao sistema desde o dia 8 de julho.