Foto: Pexels por Pixabay

Neste sábado, 31 de outubro, é comemorado o Dia das Bruxas ou o chamado Halloween (que vem de “All Hallows’ Eve” – Noite de Todos os Santos – que, por sua vez, é na antevéspera do Dia de Finados, 2 de novembro, tudo meio sinistro). Esta festa tem origem no Reino Unido e acontece principalmente em países de cultura inglesa, como Canadá, Estados Unidos e Irlanda. Porém, não é só porque esta festa tem berço internacional que você, aqui no Brasil, em tempos de globalização, não pode celebrar também.

Somos um país festeiro e mandamos muito bem em nos fantasiarmos. Não é à toa que o Carnaval é a maior festa popular do mundo. Justamente por sermos brasileiros e sabermos que não está nada fácil para ninguém e o Dia das Bruxas cai no último dia do mês (você pode estar com pouco/sem dinheiro), o Almanaque da Cultura separou algumas opções para você curtir a data no conforto da sua casa. Vista sua fantasia assim mesmo e aproveite para dizer “doces ou travessuras” sim.

1 – Filme “Jovens Bruxas”

De nome original “The Craft”, lançado em 1996, este longa marcou época por trazer feiticeiras adolescentes, mas com uma pegada bem sombria, revoltada, gótica (nada suave) e tratar de assuntos como bullying, amizade, falsianes e perda de controle emocional. Um tanto quanto contemporâneo, não é? Quem não ficou do lado de Sarah Bailey na sua luta contra as bruxas. E quem não amou a louca Nancy de Fairuza Balk?

2 – Seriado “Charmed”

Três irmãs bruxas – Piper, Phoebe e Prue (depois substituída por Paige, uma irmã não conhecida das outras) protagonizaram um dos seriados mais legais e ricos em histórias de bruxas já produzidos. “Charmed” tem de tudo: fadas, duendes, sete pecados capitais, anjo (da guarda), viagem temporais, não seguimento da wicca à risca, lobisomens e uma escola de bruxos (isto te lembra algo?). Tudo bem que você não vai conseguir ver os 178 episódios das oito temporadas no Dia das Bruxas, nem que seja feriadão, mas já é uma ótima chance de você conhecer esta história. Obs: destaque para a música de abertura “How Soon Is Now”, cover da banda Love Spit Love para a original do The Smiths, que também faz parte da trilha do filme “Jovens Bruxas”.

3 – Filme “Elvira, a Rainha das Trevas”

A feiticeira mais engraçada e sensual da história do cinema vive até hoje em nossos corações. Cassandra Peterson deu vida a esta personagem e já está mais do que na hora deste longa ganhar um remake/reboot/seja lá o que for. Mas sem perder toda a magia (literalmente) que este filme tem. Obs: há um segundo filme, chamado “As Loucas Aventuras de Elvira”, veja aqui. Lançado em 1988, a obra já tratava de preconceito de forma bem legal. Antes do primeiro longa, Elvira já brilhava em um programa de TV chamado “Movie Macabre”. E animem-se: Cassandra revelou na Boston Comic Con deste ano que Elvira vai ganhar uma série animada de TV. (Mas queremos novo filme assim mesmo, beijos). Abaixo, a cena antológica da coreografia da bruxa:

4 – Série “American Horror Story: Coven”

 terceira temporada de uma das séries mais badaladas de terror já gravadas deu espaço as essas figuras tão incompreendidas das histórias. Exibida entre 9 de outubro de 2013 e 29 de janeiro de 2014, a série mostra bruxas modernas tentando sobreviver em dias modernos, lidando com preconceito racial (inclusive de umas com outras – o negócio é bem tenso), gordofobia, entre outras questões. A obra também fala de escravidão nos Estados Unidos, magia negra, várias culturas e feiticeiras com poderes especialmente macabros (o que é o poder de “viúva-negra de Zoe Benson ou o de “vodu humano” de Queenie. Como as bruxas precisam se unir, é criada uma academia, onde elas possam treinar. A temporada tem 13 episódios e traz excelentes atuações de todo o elenco, com destaque para Jessica Lange, Frances Conroy, Sarah Paulson, Angela Bassett, Gabourey Sidibe e Kathy Bates. Tem bruxa para todo o tipo de maldade, tortura e terror.

5 – Série de filmes “Harry Potter”

É Dia da Bruxas e vai ter bruxo também na lista, porque somos inclusivos. E se reclamar muito, rapidinho a gente levanta mais nomes de produções para a lista e surge bruxa trans, bruxo gay, até porque não tem problema nenhum isso. Oito filmes fizeram parte desta série e já nos livros Harry, Rony, Hermione e o galerão da magia ganharam nossos corações. No cinema, com todos aqueles efeitos então, todo mundo foi encantado. Prova disto é que a franquia é uma das mais assistidas e aplaudidas de todos os tempos. Quem nunca ficou sozinho gritando por aí “Expecto Patronum” ou “Flipendo”? Quem não quis chorar ao ver o “Avada Kedavra” sendo usado? Escolha um dos oito filmes e divirta-se com Harry Potter no Dia das Bruxas.