A Globo decidiu colocar um ponto final definitivo no programa “Vídeo Show”, após inúmeras tentativas de salvá-lo da baixa audiência. A confirmação foi enviada em comunicado para a imprensa na terça-feira, 8 de janeiro. O “Vídeo Show” sai da grade da emissora na sexta-feira, dia 11 de janeiro. A partir da segunda-feira, 14 de janeiro, a “Sessão da Tarde” passa a ir ao ar às 14h.
Leia também:
“Sai de Baixo – O Filme” ganha trailer oficial, pôster e data de estreia
Sobre o programa Vídeo Show
Programa de variedades sobre o passado e o presente da televisão. No início, trazia imagens dos arquivos da Globo, trechos de shows e filmes. Era comum relembrar programas que marcaram a memória do telespectador, mesmo não sendo da emissora. Em 1985, o Vídeo Show fez sua primeira reportagem de bastidor: acompanhou uma gravação da novela “A Gata Comeu”. Imagens das gravações dos programas, making offs e, consequentemente, os erros durante esses momentos foram marcas registradas por muitos anos.
Entrevistas com artistas e personalidades estiveram desde a estreia no cerne da atração. No primeiro episódio, Júnior, ex-jogador de futebol do Flamengo, conversou com Tássia Camargo, apresentadora do Vídeo Show na época, e escolheu imagens que gostaria de rever. A evolução das entrevistas e o aumento do interesse do telespectador pela vida das celebridades encontraram espaço no Vídeo Show, que a partir de meados da década de 1990 produziu quadros que mostravam a rotina, as casas e detalhes da vida de artistas. O programa também ganhou repórteres que faziam “jornalismo de entretenimento”, como definiu Cacá Silveira, ex-diretor do “Vídeo Show”.
Curiosidades sobre o “Vídeo Show”
O “Vídeo Show” não foi a primeira iniciativa da emissora de resguardar a memória de suas produções. Durante o ano de 1967, o público da Globo acompanhou o programa VT Show, que tinha semelhante missão.
Em 1985, foi ao ar a primeira matéria sobre os bastidores de uma novela: a gravação de cenas de “A Gata Comeu”, uma delas entre Nuno Leal Maia e Cecil Thiré. No dia 15 do abril de 1989, o Vídeo Show passou a anunciar os aniversariantes da semana.
Os 30 anos da primeira novela diária, 2-5499 Ocupado, com Tarcísio e Glória Menezes, na TV Excelsior, foram comemorados em julho de 1993. Uma série de matérias especiais contando a história da telenovela brasileira e recriação de cenas de programas antigos, como Capitão Furacão, Elisângela e entrevistas com os atores, deram o tom da homenagem.
Durante o mês de abril de 1998 o programa passou a ser exibido às 17h, retornando ao seu horário anterior, às 13h40.
O site do Vídeo Show foi lançado no dia 24 de fevereiro de 2000. A página na internet tinha atualização diária e áreas com a agenda cultural, Túnel Do Tempo, um histórico do programa e uma sala de bate-papo.
Em 31 de dezembro de 1997, o Vídeo Show Especial foi o programa responsável pela virada do ano na Globo. Miguel Falabella, Cissa Guimarães e Renata Ceribelli relembraram os destaques da TV, cinema e música no Brasil e no mundo. O Show da Virada teve sua primeira edição em 1998.
Ao longo de 2000 e 2001, o Vídeo Show Especial, que era a edição de sábado, passou a ser temático, alguns assuntos abordados foram o Dia do Samba e os 40 anos do personagem Didi Mocó, por exemplo. No dia 22 de setembro de 2001, o Vídeo Show Especial foi Internacional, visitou o escritório da Globo em Nova York e mostrou um compilado de cenas de personagens das novelas que tinham sotaque de outros países.
No dia 16 de novembro de 2016, Angélica e Luciano Hulk comandaram o Vídeo Show. O casal de apresentadores se divertiu e abriu o programa com um beijo. Joaquim Lopes e Otaviano Costa mandaram recado para a dupla e relembraram momentos seus no Vídeo Game e no Caldeirão do Huck.
Personalidades se despedem do programa “Vídeo Show”
Tássia Camargo se despede do “Vídeo Show”
Tássia Camargo, que hoje mora em Portugal e foi a a primeira apresentadora do em 1983, resumiu seu sentimento com uma palavra: “Triste”.
Cissa Guimarães se despede do “Vídeo Show”
Cissa Guimarães foi apresentadora do programa em 1994.
Otaviano Costa se despede do “Vídeo Show”
Fiorella Mattheis falou em sua conta no Twitter sobre sua participou no programa ao longo de quatro anos (2014-2019)
“O Vídeo Show acaba nesta sexta-feira, mas não se engane, o Vídeo Show jamais acabará; até porque, ele sempre existirá em nossos corações televisivos. O Vídeo Show teve uma saga de muita luz, emoção e alegria; ele nos trouxe o mundo de fantasia da nossa TV Globo para as nossas vidas”, escreveu o ex-apresentador.
Fiorella Mattheis se despede do “Vídeo Show”
Fiorella Mattheis falou sobre sua participou no programa ao longo de dois anos (2009-2010).
“‘Vídeo Show’ vai deixar muitas saudades! Foram 35 anos alegrando nossas tardes e eu tive a honra de fazer parte dessa história por 2 anos! Vivi um momento de nostalgia com essa notícia e resolvi separar um trechinho de um momento mto especial pra mim: minha primeira exclusiva internacional (eu só tinha 21 anos) com Hugh Jackman e tive a sorte dele me receber muito bem e tivemos esse momento ótimo (deixei até o microfone cair)”.
“Escolhi outras fotos com meus parceiros de trabalho e amigos! Obrigada família ‘Vídeo Show’ pelos momentos inesquecíveis entrevistando ídolos, trabalhando com amigos e recebendo amor de toda equipe nos bastidores”.