A entrega dos Video Music Awards, premiação da MTV americana, acontece neste domingo, 30 de agosto e tem a cantora Miley Cyrus como anfitriã. Já se pode esperar qualquer coisa na vida desta mistura, uma vez que ela protagonizou o show que mais deu o que falar na premiação nos últimos tempos. O evento, criado em 1984, reúne grandes histórias e acontecimentos que marcaram a música pop para sempre. O Almanaque da Cultura separou sete deles para você ver como porque o VMAs é um dos mais aguardados momentos do ano.

1 – O estranho vencedor

O VMAs sempre tem um clima descontraído, como se existisse para respeitar regras de premiações, tal qual a proposta que a própria MTV passa. Mas como tudo que não tem muita regra, quase sempre algo dá errado e isso pode causar imensa frustração geral. Pois foi bem o que aconteceu no primeiro VMAs, em 1984, quando “You Might Think”, dos The Cars ganhou como “Vídeo do Ano”, desbancando nomes como “Girls Just Wanna Have Fun”, de Cyndi Lauper; “Every Breath You Take”, do The Police e “Thriller”, de Michael Jackson, este último considerado um dos mais importantes clipes da história do pop mundial (e que trouxe fama ao canal).

2 – Prêmio merecido ou não?

Em se tratando de VMAs, qualquer coisa mesmo pode acontecer. Até cantor que se revoltar com vencedor de prêmio. Ano de 2009. Prêmio de Melhor Vídeo Feminino. Os concorrentes eram “Single Ladies (Put A Ring On It)” (Beyoncé) , “Poker Face” (Lady Gaga), “My Life Would Suck Without You” (Kelly Clarkson), “Hot n Cold” (Katy Perry) e “So What” (Pink). Todos que viraram grandes hits. Mas para surpresa de todos, Taylor Swift e seu “You Belong With Me” levou o astronauta. O rapper Kanye West (que será o homenageado de 2015) ficou bem irritado com Queen B, que não ganhou, e subiu no palco, atrapalhando o discurso da jovem cantora. Atenção à reação de Beyoncé ao ocorrido.

3 – A menina virou mulher na frente do mundo todo

Aliás, Miley Cyrus ter sido chamada para ser a apresentadora deste ano (também) se deve uma das ocasiões que mais originais que a premiação já teve. Em 2013, a cantora abriu o VMAs e fez do palco uma verdadeira festa, com todo o estilo Miley. Com pouca roupa, muitos dançarinos, sensualidade (muita mesmo), ela cantou “We Can’t Stop” e fez um dueto com Robin Thicke em “Blurred Lines”. Os americanos ficaram chocados com a performance que tinha uma carga erótica, digamos, acentuada. A mídia a criticou e vocês acham que ela ligou? Nem um pouco. Isto só deu mais visibilidade à nova fase da carreira da cantora. Ah, em recente entrevista ao jornal New York Times, Miley deu a seguinte declaração sobre a ocasião. “Quando você olha aquele momento agora, parece que tô pulando amarelinha. Comparado com o que faço hoje, aquilo não foi nada. Não consigo acreditar que foi uma grande polêmica. Não foi chocante”. Fim.

4 – Entre noivas e beijos

Maior vencedora de estatuetas do VMAs, Madonna já levou 20 delas para casa, apesar de não ser receber indicações desde 2009. Duas apresentações históricas são dela: em 1984, no primeiro VMAs, quando ela cantou “Like a Virgin” vestida de noiva e em 2003, com uma reedição da anterior, na qual ela colocou Britney Spears e Cristina Aguilera (que muita gente acreditava serem rivais) para cantarem juntas e em certo ponto da apresentação, as beijou, causando polêmica bem no estilo Material Girl.

5 – Nada mais de love

Outro momento icônico também contou a participação da rainha do pop. Em 1995, enquanto o VJ Kurt Loder a entrevista, Courtney Love interrompeu o momento, jogando pó compacto na cantora, que disse “Courtney está desesperada por um pouco de atenção”. Isso tudo ao vivo. Madonna, geniosa como é, tomou ódio de Courtney pelo incidente.

6 – “Gente, tô grávida. Beijos”

Quase na cola de Madonna em número de prêmios, Beyoncé, que tem 18 astronautas, realizou grandes números musicais no VMAs. Inclusive, em 2011, ela aproveitou sua apresentação de “Love On Top” para dizer ao mundo todo que estava grávida. A participação da cantora no evento sempre é muito aguardada e nesta ocasião não foi diferente, o que gerou muita, mas muita expectativa naquele ano. Queen B deixou todo mundo emocionadinho. <3

7 – “Britney, acho que você vai ter de fazer de novo”

Se uma apresentação no VMAs pode fazer de um artista um astro, também pode afundar sua carreira (ou nem tanto). Que o diga Britney Spears, que em 2007, fazia seu retorno aos palcos depois de um período de problemas musicais. O show business esperava “a apresentação” e a chamada princesa do pop demonstrou cansaço, estando fora de forma, dançou de forma bem estranha e mal acompanhou o playback. A mesma performance chamou a atenção de todos por quebras padrões de beleza com magreza. Foco nas expressões dos famosos da plateia.