Crítica: ‘Permanência’

O fotógrafo Ivo (Irandhir Santos) terá uma exposição com suas fotos em São Paulo e durante sua passagem, fica hospedado na casa da ex-companheira Rita (Rita Carelli). Atualmente, ela está casada com outro homem. E realmente a permanência dele na residência (e na vida dela) é o mote da história, que roda em torno da confiança, intimidade, histórias não tão bem resolvidas e o grau de elevação espiritual dos personagens em lidar com isso tudo e tocar suas vidas.

“Permanência” ganhou diversos prêmios em festivais sendo exibido também em festivais no exterior. O longa-metragem mostra formas de relação com diferentes formas de envolvimento. Os diálogos são espaçados e as cenas têm um quê de “espectador, sinta o clima disso e você mesmo tire sua conclusão do que deveria acontecer”. O enredo é denso e, em alguns instantes, parece se arrastar. Irandhir dos Santos mostra-se bem à vontade com toda a introspecção de Ivo. Ele vive dentro de seu mundo de fotografias, calado, inseguro, ressabiado e pensativos sobre as mulheres. E tentando se existir naquele apartamento e conviver com a rotina do casal, que não parou com sua chegada.

Destaque para a sonoplastia nítida, que se integra bem às cenas. A impressão é de que se está no set de filmagem ao ouvir, por exemplo, um pingo d’água cair. Outro ponto positivo é mostrar culturas regionais em âmbito nacional. Costumes, posturas, sotaques, sabores de Recife e São Paulo estão bem debatidos.  As cenas de sexo presentes não dizem muito a que vieram e poderiam não estar ali, diferentemente das passagens nas quais o nu está. Ali, a nudez tem outra função: demonstrar intimidade, que na realidade, é uma das discussões ali.

O personagem fala muito de seu pai (Genézio de Barros), no entanto, o ator aparece em cena por, no máximo, cinco minutos. Pela forma como o Ivo fala dele, faltou mais presença para arredondar as referências. Quando o filme começa a se desenrolar de forma mais ágil, termina. E aquela sensação de que o próprio espectador precisa refletir sobre o que houve fecha a obra. Sensível a seu modo, “Permanência” caminha com passos lentos. Todo o filme pode ser refletido nos seguintes versos da canção “Depois”, do famoso trio Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte: “Nós dois, já tivemos momentos, mas passou nosso tempo, não podemos negar. Foi bom, nós fizemos histórias, pra ficar na memória e nos acompanhar. Quero que você viva sem mim, eu vou conseguir também”.

A direção e roteiro são de Leonardo Lacca e a distribuição é da Vitrine Filmes. “Permanência” estreia 28 de maio.

Filme “Permanência”

Direção: Leonardo Lacca
Gênero: Drama
País: Brasil
Ano: 2014
Duração: 85 minutos

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