Crítica: ‘Vice’

Se você assistia à série 'House of Cards', com certeza vai gostar do longa estrelado por Christian Bale

Eis que Adam McKay ataca novamente! Assim como em “A Grande Aposta” (“A Big Short”), o diretor e roteirista destila todo seu humor ácido para relatar fatos da história dos Estados Unidos. O longa “Vice”, indicado a oito estatuetas do Oscar, entre outros prêmios, retrata passagens da vida de Dick Cheney (Christian Bale, “O Vencedor”), vice-presidente do país durante o governo George W. Bush (Sam Rockwell, “Três Anúncios para um Crime”), entre 2001 e 2009.

Leia também:

“Roma” e “A Favorita” lideram indicações ao Oscar 2019; confira lista completa

A trama de “Vice” reconstrói todo o caminho controverso percorrido por Cheney até chegar ao que podemos chamar de segundo cargo mais poderoso da política mundial, abaixo apenas da própria presidência dos EUA. A relação com sua esposa e fiel apoiadora Lynne Cheney (Amy Adams, “Trapaça”) também é bastante retratada.

Descrito como um ser humano patético e desprezível, Cheney estava fadado ao fracasso de uma vida medíocre. Muito antes da vida pública, uma importante passagem acontece e o protagonista recebe uma espécie de ultimato, dado por Lynne. A partir deste momento, a trajetória do então futuro vice-presidente toma o caminho que conhecemos.

A história de Cheney é contada de forma bastante didática, indo e voltando no tempo diversas vezes, intercalando fatos comprovados ocorridos enquanto VP dos EUA e supostas passagens da vida anônima. Com um olhar bastante a favor dos Democratas (partido opositor ao Republicano de Cheney), o longa é um prato cheio para as discussões políticas “direita-esquerda” que tanto movimentam as maiores democracias do mundo, incluindo o Brasil. Fatos históricos marcantes como a Guerra do Vietnã e o 11 de setembro também são retratados no longa, explicando a influência de Cheney em cada um deles.

Novamente vivendo um protagonista, Christian Bale aparece em muitas cenas de “Vice” praticamente irreconhecível, tamanha transformação física – mais uma entre tantas outras de sua carreira – para viver o polêmico Dick Cheney. Além de Bale, Amy Adams e Sam Rockwell, o elenco ainda conta com nomes como Steve Carell (“Foxcatcher”), Alison Pill (“Milk”), Jesse Plemons (“Black Mirror”) e Tyler Perry (“Garota Exemplar”).

Se você gostou de acompanhar a aclamada “House of Cards”, vai curtir “Vice” e ver que as tramas da série podem ter sido muito mais próximas da realidade da Casa Branca e da política dos Estados Unidos como se imaginava. Por fim, não se esqueça do fantástico pós-crédito, que fecha com chave de ouro o filme que estreia em 31 de janeiro no Brasil.