“Califórnia”, o primeiro longa-metragem de ficção de Marina Person, venceu o prêmio de melhor ator coadjuvante para Caio Horowicz no Festival do Rio. Ele interpreta JM, um jovem transferido para a escola da protagonista Estela (Clara Gallo) e que desperta grande curiosidade devido a seu visual dark e logo descobrem afinidade no gosto musical.
Os dois fazem parte da geração dos anos 1980, que viveu as primeiras experiências sexuais quando surgiu a AIDS, na época em que pós-punk e o rock brasileiro se fortaleciam, e em tempos de abertura política no Brasil após 20 anos de ditadura.
A trama se desenrola em São Paulo e foram usadas locações que preservam o estilo da década de 1980 e acontecimentos que remetem ao período, como a campanha pelas Diretas Já, o surgimento de bandas de rock nacionais, o figurino surfwear, a cultura New Wave, os darks.
A trilha sonora tem papel fundamental na trama e inclui canções de The Cure, David Bowie, New Order, Echo and The Bunnymen, Joy Division e as brasileiras Titãs, Paralamas do Sucesso, Metrô, Kid Abelha.
Com distribuição da Vitrine Filmes, Califórnia estreia dia 3 de dezembro. A produção é da Mira Filmes em coprodução com a Lauper Films.