Final nacional do World Cosplay Summit acontece em SP com prêmios e viagem ao Japão

Evento no Centro Cultural São Paulo oferece 50 mil reais em prêmios e diversas atrações.

Vencedores do World Cosplay Summit ganharão vagem para competir no Japão (Foto: Divulgação)
Vencedores do World Cosplay Summit ganharão vagem para competir no Japão (Foto: Divulgação)

No próximo domingo, 9 de junho, o Centro Cultural São Paulo será palco da final nacional do World Cosplay Summit (WCS), o maior e mais tradicional concurso de cosplay do mundo. Em parceria com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e com apoio da Geek+, dez duplas de cosplayers, classificadas em seletivas realizadas ao longo do último ano, disputarão o título de campeões brasileiros.

Os vencedores receberão uma premiação em dinheiro de R$ 3.500, além de uma viagem com todas as despesas pagas para Nagoia, no Japão, onde representarão o Brasil na etapa mundial do WCS, marcada para ocorrer entre os dias 2 e 4 de agosto. No total, serão mais de 50 mil reais em prêmios distribuídos em um evento que promete agitar a capital paulista.

A programação do evento vai além da competição principal. Com entrada gratuita mediante retirada de ingressos, o público poderá desfrutar de diversas atrações relacionadas ao universo do cosplay e da cultura pop japonesa. Entre as atividades confirmadas estão um desfile de cosplays, sessões de Meet&Greet com cosplayers oficiais e uma feira de Playtest. Nesta feira, serão apresentados jogos desenvolvidos por 13 empresas aceleradas pelo programa Sampa Games, da Ade Sampa. Além disso, quem comparecer ao evento vestido com seu cosplay concorrerá a prêmios exclusivos.

“Ao apoiar eventos como o World Cosplay Summit, fortalecemos o compromisso da Ade Sampa em fomentar a economia criativa no nosso município, além de projetar a cidade de São Paulo para o cenário internacional. Este encontro também será uma ótima oportunidade para celebrar a originalidade e o talento dos empreendedores da nossa capital, que apresentarão seus jogos antes do concurso”, afirma Renan Vieira, presidente da Ade Sampa.

O WCS, criado para celebrar a cultura pop japonesa, reúne anualmente mais de 50 nações em busca do título de melhores cosplayers do mundo. Desde 2006, o Brasil participa da competição e já conquistou três títulos mundiais, sendo o último em 2011. No ano passado, o Brasil venceu na categoria “Joy of Cosplay” (Melhor Performance Completa).

Ana de Wit, sócia da agência Geek+, ressalta a importância do evento: “O WCS não só destaca o talento incrível dos cosplayers, mas também fortalece os laços culturais entre o Brasil e o Japão. Estamos ansiosos para ver as performances espetaculares das duplas finalistas e celebrar o momento com a comunidade brasileira”.

O concurso de cosplay do WCS envolve mais do que vestir-se como personagens. As duplas competidoras precisam interpretar seus personagens em cenas de até dois minutos, utilizando coreografias, efeitos especiais, música e jogo de luz, além de um telão para exibir vídeos de apoio. Toda a produção é planejada e executada pelos próprios competidores, buscando recriar a atmosfera de suas séries favoritas e imergir o público no espetáculo.

Leia também: