O Mobeeli nasceu da insatisfação. É fácil perceber como o consumidor brasileiro é insatisfeito com a telefonia móvel no país e não é preciso ir muito longe. Basta entrar na internet, no Facebook e ver as dezenas de memes que existem fazendo piada com a má qualidade de sinal; basta escutar a conversa de alguém durante o almoço, no transporte público, ou mesmo em um programa de rádio, quando um entrevistado some do ar, porque estava usando o celular; aliás, basta ter um celular.

Os idealizadores do projeto, entre eles o founder Henrique Azevedo, trouxeram de sua bagagem na vivência em outros países, a ideia de desenvolver um aplicativo que pudesse modificar a maneira como o consumidor lida com as operadoras aqui no Brasil. “Como seria impossível modificar todo o sistema e o mercado, entendemos que esta mudança tinha que vir da comunidade”, explica ele.

Mais ligações, menos custos

“O recurso principal do Mobeeli, que já está disponível em versão Beta na Play Store, é mostrar ao usuário sempre a opção mais barata, zelando pelo fator custo x benefício. Por vezes é automático que o consumidor tenha certas manias, por exemplo, ligar para um amigo pelo celular, quando poderia usar o WhatsApp ou Skype. Ou ficar usando o 3/4G na casa de um familiar, quando poderia se conectar ao roteador”, explica Henrique.

Para o usuário que tem um celular dual chip, é possível configurar os dois planos e, na hora de fazer a ligação, escolher o chip 1 ou 2 para ligar, considerando o mais barato – pois o Mobeeli exibe na tela, antes da ligação, quanto aquela ligação vai custar. Assim, o usuário, depois de digitar o número de destino, decide por qual número ligar. A barra de menu superior também permite filtrar e visualizar informações de apenas um dos chips, em uma análise individual.

Já disponível na Play Store, o Mobeeli tem previsão de chegar para Windows Phone e iOS até o primeiro semestre de 2016.

Confira abaixo as principais funcionalidades do aplicativo:

Fazendo uma ligação: ao instalar o Mobeeli, o usuário cadastra o plano contratado que utiliza, seja de qual operadora for – Vivo, Oi, TIM ou Claro. Ao fazer uma ligação, o aplicativo mostra antes quanto irá custar aquele minuto em reais e quanto o consumidor ainda possui em saldo de franquia (minutos restantes no plano).

Ao encerrar suas ligações pelo aplicativo, ele ainda fica sabendo o total gasto e quanto custou o minuto daquela ligação, que varia de acordo com a operadora, região e telefone do destinatário, se fixo ou mobile.

Chamadas alternativas: o grande diferencial é que se o contato de destino tiver aplicativos como Skype, Viber, Whatsapp, entre outros, ele pode direcionar a chamada para ser feita online. Ou seja, muitas vezes sem custo, especialmente se ele estiver conectado ao wifi, por exemplo.

Para celulares pré-pagos: o usuário pode informar o valor da recarga de créditos e a validade. Pode também cadastrar os bônus oferecidos pela operadora.

O melhor plano: para completar a lista de funcionalidades, o aplicativo exibe na tela qual plano seria mais econômico com base no histórico de uso.

Seu plano: o aplicativo permite também que o usuário identifique se consome realmente tudo o que seu plano de telefonia promete.

Área de estatísticas: essa seção mostra estatísticas baseadas no histórico do usuário, assim ele pode controlar os seus gastos. O módulo página se divide em:

– Minutos por tipo de ligação: informa quantos minutos foram utilizados para cada tipo de ligação, dividido em “mesma operadora”, “outras operadoras” e “telefone fixo”.
– Custo por tipo de ligação: informa o valor total gasto com cada tipo de ligação.
– Custo médio do minuto: em reais (somando todas as ligações, online, off-line e fixo).
– Progressão de consumo por mês: faz um comparativo entre o mês atual e os últimos dois.