Início Internet Como saber se seu computador está infectado por um malware?

Como saber se seu computador está infectado por um malware?

Analistas de segurança digital da PSafe listam maneiras fáceis de identificar um intruso

PUBLICIDADE

Todos sabemos que a internet é cheia de perigos. Constantemente, somos alertados sobre as ameaças de vírus, hackers e tudo que há de malicioso e pode danificar um computador. Mas como ter certeza de que não fomos afetados por nenhuma delas? Você saberia dizer quais sintomas o seu computador irá apresentar se sofrer algum ataque?

Uma das primeiras partes do sistema que indica a infecção por malwares é o seu browser (navegador). Segundo o líder do laboratório de análise de malwares da PSafe, Thiago Marques, entre os principais “sintomas” que um computador pode apresentar, a instabilidade do browser é um dos primeiros. “Se o usuário perceber que o browser exibe uma mensagem dizendo que não é compatível ao acessar algum internet banking, ele deve suspeitar”, explica Thiago.

Além disso, travamento e lentidão do sistema também podem ser consequências de um ataque – ainda mais se a sua máquina é relativamente nova. O mesmo é válido para reinicializações inesperadas do sistema. Se o computador reiniciar sozinho e sem aviso prévio, é hora de ficar de olho e tomar medidas de segurança o mais rápido possível!

E se você já está desconfiando que o seu dispositivo foi infectado por um malware, a melhor forma de se defender desses invasores é instalar um antivírus (se não possuir) e executar um escaneamento completo do computador.

Além disso, um passo importantíssimo é realizar esse procedimento constantemente. Segundo o líder do laboratório de análise de malwares, o melhor remédio para se defender ainda é a prevenção. “Mesmo não existindo uma fórmula para proteger 100% o seu computador, é necessário que a base de dados do antivírus escolhido seja adequada para enfrentar a enorme variedade de malwares e outras ameaças existentes na rede, além, é claro, de executar varreduras constantemente”, afirma Thiago.

E, como a escolha do antivírus é importante, fique atento à credibilidade e a qualidade de proteção que esse software irá oferecer. Na dúvida, confira algumas dicas para eleger o melhor defensor virtual para a sua máquina.

PUBLICIDADE