O Facebook lança na próxima semana o Notify, um aplicativo que vai disponibilizar o conteúdo de veículos de informação, como a revista Vogue, o jornal The Washington Post e a emissora de TV norte-americana CBS.
O jornal inglês Financial Times foi o primeiro a informar sobre o lançamento, seguido da CNN e outros veículos.
De acordo com as informações, o Notify vai incluir conteúdo de veículos de informação impressos, digitais e empresas que produzem vídeos, como o canal a cabo americano Comedy Central. Entre os parceiros estariam também os sites Mashable e Billboard.
As informações sobre o lançamento do aplicativo para plataformas móveis surge logo após a rede social divulgar que mais de 894 milhões dos cerca de 1 bilhão de usuários que acessam diariamente a rede utilizam o celular para se conectar, sendo então o principal meio de acesso.
Em contrapartia, o Google anunciou em outubro uma aliança com 30 grandes veículos de comunicação internacionais para criar o primeiro formato universal e de código aberto para publicar e distribuir conteúdo de maneira muito mais rápida pelos dispositivos móveis.
O Twitter introduziu no mês passado o Moments, um projeto editorial que seleciona as notícias mais relevantes na rede social em tempo real.
O aplicativo de compartilhamento de imagens Snapchat lançou em janeiro o Discover, uma função de vídeo que fez sucesso ao atrair publicidade e despertou o interesse sobre o potencial de faturamento não explorado com vídeos em dispositivos móveis.
Em maio, o Facebook inaugurou o Instant Articles, uma aliança entre a empresa e nove grandes veículos de comunicação, entre eles o jornal americano “The New York Times” e o britânico “The Guardian” para distribuir seus conteúdos diretamente através da rede social.
O Facebook compartilha milhares de artigos por dia com o Instant Articles, função desenvolvida para dispositivos móveis e que a empresa introduziu há duas semanas entre todos os usuários de iPhones após meses de testes.
Os parceiros do Facebook na iniciativa têm a opção de incluir publicidade em seus artigos e manter o o faturamento ou permitir que o Facebook venda os anúncios e fique com 30% do valor arrecadado.