Foi divulgado nesta quarta-feira (01/07) que o Facebook passará a remunerar os produtores de conteúdo que postarem produções em sua rede social. A divisão de rendimento será a mesma do YouTube: 55% dos valores arrecadados com publicidade com a empresa que o criou, deixando os 45% restantes para o Facebook.
Entretanto, o pagamento apenas será realizado se o vídeo aparecer no feed do ‘Suggested Videos’. Quando o usuário clicar em um vídeo, ele será levado para uma tela com um fundo preto que sugere automaticamente mais vídeos com material semelhante para assistir depois.
Como ocorre no feed de notícias, o ‘Suggested Videos’ exibirá vários formatos de publicidade. O Vice-presidente do Facebook, Dan Rose, em entrevista ao site de tecnologia Re/code, contou que provavelmente haverá uma escala de um anúncio a cada três vídeos.
O Facebook ainda não sabe exatamente como será realizada a cobrança aos anunciantes. Por este motivo, pelos próximos meses, a rede social não cobrará nada para fazer propaganda de parceiros que usarem a nova plataforma. Inicialmente, apenas alguns criadores poderão tirar vantagem da novidade e quem quiser entrar no esquema precisará se tornar parceiro oficial do site.
O novo feed de vídeos, já com publicidade, entrará em operação para iOS nas próximas semanas, sendo que as versões para Android e Web serão lançadas em alguns meses.