O Google aproveita a data comemorativa do Dia dos Professores (15 de outubro) e presta homenagem aos mestres com um doodle animado.
Doodle do Dia dos Profesores (Animação: Divulgação)Em 1998, antes mesmo da criação da gigante da internet, o conceito de doodle nasceu quando os fundadores do Google, Larry e Sergey, brincaram com o logotipo da empresa para indicar que participariam do festival Burning Man, no deserto de Nevada. Eles colocaram um desenho de um boneco palito atrás do segundo “o” da palavra Google, e o logotipo alterado tinha como intenção passar a mensagem cômica aos usuários de que os fundadores do Google estavam “fora do escritório”. Apesar de o primeiro doodle ter sido relativamente simples, surgia ali a ideia de decorar o logotipo da empresa para celebrar eventos notáveis.
O primeiro Doodle, 1998 (Foto: Divulgação)Dois anos mais tarde, em 2000, Larry e Sergey pediram ao atual webmaster Dennis Hwang (estagiário na época) para criar um Doodle para o Dia da Bastilha. O doodle foi tão bem recebido por nossos usuários que Dennis foi nomeado doodler chefe do Google e os doodles começaram a aparecer com mais frequência na página inicial do Google.
Doodle em homenagem ao Dia da Bastilha, 2000 (Foto: Divulgação)No início, a maioria dos doodles comemorava apenas feriados conhecidos. Hoje, destacam uma grande variedade de eventos e datas, desde o aniversário de John James Audubon até o aniversário do Sundae.
Ao longo do tempo, a procura por doodles aumentou no mundo todo. Agora, a criação de doodles é responsabilidade de uma equipe de ilustradores (doodlers) e engenheiros. Para eles, a criação de doodles se tornou um trabalho em equipe para animar a página inicial do Google e alegrar o dia dos usuários do Google ao redor do mundo.