O filme “O Regresso”, do mexicano Alejandro Iñárritu, é o grande favorito dos brasileiros para o Oscar 2016. Segundo levantamento feito pela Misasi Relações Públicas em parceria com a ferramenta de monitoramento Stilingue, o longa deve ganhar, na visão dos internautas, nove estatuetas, incluindo os prêmios de “melhor filme”, “melhor diretor”, “melhor ator”, “melhor fotografia”, “melhor edição”, “melhor efeitos visuais”, “figurino”, “direção de arte” e “maquiagem e cabelo”. O estudo foi realizado de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, a partir de mais de 2 mil menções espontâneas capturadas no Facebook, Twitter, Instagram, Google+, LinkedIn, sites de notícias, blogs pessoais e comentários em blogs.
Das 2 mil menções coletadas, 373 expressaram suas opiniões sobre quem deve receber o prêmio de melhor ator. O americano Leonardo DiCaprio (“O Regresso”) ficou em primeiro lugar praticamente por unanimidade, com 92% da preferência. Em seguida aparece Matt Damon (“Perdido em Marte”) com 2,9%; Bryan Cranston (“Trumbo”), com 2,1%; Eddie Redmayne (“A Garota Dinamarquesa”), com 1,6%; e Michael Fassbender (“Steve Jobs”), com 1,3%.
Na categoria de melhor filme “O Regresso” também obteve o maior número de votos informais. Das 155 menções sobre a categoria, o longa ficou com 34,2% de popularidade, seguido por “Spotlight: Segredos Revelados” (18,1%), “Mad Max: Estrada da Fúria” (12,9%), “A Grande Aposta” (11%), “O Quarto de Jack” (7,7%), “Perdido em Marte” (5,8%), “Ponte dos Espiões” e “Brooklyn” (5,2% em ambos).
No quesito melhor diretor, Alejandro Iñárritu (“O Regresso”) alcançou 62% das 79 menções. George Miller (“Mad Max: Estrada da Fúria”) ficou em segundo lugar, com 20,3%; seguido por Adam McKay (“A Grande Aposta”), com 7,6%; Lenny Abrahamson (“O Quarto de Jack”), com 6,3%; e Tim McCarthy (“Spotlight”), com 3,8%.
Em relação ao prêmio de melhor atriz, Brie Larson abocanha boa parte da preferência, com 53,7% dos votos das 54 menções registradas. Jennifer Lawrance (“Joy”) e Cate Blanchet (“Carol”) ficam empatadas na segunda posição, com 14,8%. Saoirse Ronan (“Brooklyn”) e Charlotte Rampling (“45 anos”) completam o ranking, com 13% e 3,7%, respectivamente.
Outro destaque da pesquisa fica por conta da animação brasileira “O Menino e o Mundo”, que teve 50% do apoio dos usuários na categoria de melhor animação. Das 42 menções monitoradas, o longa da Pixar “Divertida Mente” registra 31%, seguido por “Anomalisa” (16,7%) e “Shaun The Sheep Movie” (2,4%).
Confira abaixo a lista de possíveis vencedores, segundo os usuários*:
Melhor Filme – “O Regresso”
Melhor Diretor – Alejandro G. Iñárritu (“O Regresso”)
Melhor Ator – Leonardo DiCaprio (“O Regresso”)
Melhor Atriz – Brie Larson (“O Quarto de Jack”)
Melhor Ator Coadjuvante – Sylvester Stallone (“Creed”)
Melhor Atriz Coadjuvante – Alicia Vikander (“A Garota Dinamarquesa”)
Melhor Filme Estrangeiro – “O Filho de Saul” (Hungria)
Melhor Roteiro Original – “Spotlight”
Melhor Roteiro Adaptado – “A Grande Aposta”
Melhor Animação – “O Menino e o Mundo”
Melhor Documentário em Longa Metragem – “Amy”
Melhor Fotografia – “O Regresso” (Emmanuel Lubezki)
Melhor Edição – “O Regresso”
Melhor Trilha Sonora – “Carol” (Carter Burwell)
Melhor Canção Original – “Til It Happens To You”, de “The Hunting Ground”, música e letra por Diane Warren e Lady Gaga
Melhor Efeitos Visuais – “O Regresso”
Melhor Mixagem de Som – “Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Curta-Metragem de Animação – empate: “Bear Story” e “World of Tomorrow”
Figurino – “O Regresso”
Direção de Arte – “O Regresso”
Maquiagem e Cabelo – “O Regresso”
* As categorias de “Melhor Documentário em Curta-Metragem” e “Melhor Curta-Metragem” não registraram menções durante o estudo.