Spotify vai reduzir royalties para sons de chuva, ruído branco e outras faixas não musicais

Plataforma identificou fraudes na reprodução de faixas, que tinham a mesma rentabilidade de músicas tradicionais.

Spotify vai reduzir royalties para sons de chuva, ruído branco e outras faixas não musicais (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)
Spotify vai reduzir royalties para sons de chuva, ruído branco e outras faixas não musicais (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

O novo sistema de royalties do Spotify significa que os chamados ruídos funcionais, como o som da chuva, ganharão significativamente menos do que os arquivos de música tradicionais. As informações são da CNN.

Na tentativa de reprimir “maus atores” que usam o gênero para gerar receita de maneira fraudulenta, o Spotify anunciou em um post no blog na terça-feira, 21 de novembro, que aumentaria o comprimento mínimo da faixa para gravações de ruídos funcionais para dois minutos, além de atribuir um valor aos streams desses sons como uma “fração do valor” dos streams de faixas musicais.

Um som com 30 segundos de ruído branco até agora valia o mesmo que uma faixa de música original de um artista, criando uma “oportunidade de receita para quem envia ruídos muito além de sua contribuição para os ouvintes”, segundo o Spotify, e gerando frustração em toda a indústria musical.

Até agora, os criadores de sons funcionais conseguiram manipular o sistema de streaming do Spotify para maximizar a receita com o mínimo de esforço. Como os royalties de streaming são pagos em parte com base na quantidade de vezes que uma faixa é reproduzida e sons como ruído branco muitas vezes são ouvidos por horas, o Spotify afirma que os criadores estão encurtando os sons para apenas 30 segundos (o comprimento mínimo atual da faixa na plataforma) e repetindo listas de reprodução para que o mesmo trecho seja ouvido repetidamente, aumentando os números de streaming e os pagamentos de royalties.

Embora o Spotify não tenha declarado quanto a plataforma desvalorizará os streams, a Billboard informou que as faixas funcionais agora valeriam um quinto de suas contrapartes musicais.

O gênero funcional inclui sons da natureza, ruído branco, efeitos sonoros e gravações de silêncio.

“Não pode ser que um stream de Ed Sheeran valha exatamente o mesmo que um stream de chuva caindo no telhado”, disse Robert Kync, CEO do Warner Music Group, em uma teleconferência de resultados em maio, um sentimento ecoado por outros executivos da indústria musical.

“Obviamente, o ruído branco é muito diferente de ‘Bohemian Rhapsody’, mas, atualmente, sob este modelo, é pago o mesmo”, disse Marina Guz, diretora comercial da Endel, uma empresa de música funcional impulsionada por IA associada à Universal Music Group, à CNN.

Guz explicou que houve uma pressão crescente de gravadoras e artistas para mudar a maneira como o Spotify faz distinções entre ruídos funcionais e música.

“Houve uma conversa contínua durante todo este ano sobre o valor da música e como algo como alguém apenas colocando ruído branco é diferente de pagar por um artista que passou um ano no estúdio fazendo o álbum com todos os tipos de instrumentos e pessoas envolvidas”, disse Guz à CNN.

Em outra tentativa de combater comportamentos maliciosos, a plataforma anunciou na terça-feira que passará a cobrar das gravadoras e distribuidores por faixa quando se suspeitar de “streaming artificial” flagrante. O streaming artificial ocorre quando as contagens de streams são aumentadas fraudulentamente, como por meio de bots. A empresa também está fazendo alterações em seu sistema de royalties, passando a compensar apenas as faixas que geram mais de 1000 streams.

O Spotify também foi criticado por podcasts de ruído branco, com a Bloomberg informando em 2023 que podcasts apresentando apenas sons ambiente estavam contabilizando três milhões de horas de consumo diárias e sendo impulsionados acidentalmente pelo próprio algoritmo do Spotify, resultando em uma perda de potenciais lucros anuais de $38 milhões. Criadores desses podcasts poderiam, segundo a Bloomberg, arrecadar até $18.000 por mês em anúncios em 2022.

As mudanças do Spotify serão implementadas no início do próximo ano.

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