O Twitter Brasil lançou na última semana o projeto #1DiaCom, uma iniciativa que tem por objetivo promover o engajamento dos fãs com artistas de sucesso da música brasileira. A ação de estreia aconteceu na última quinta-feira com o cantor Gusttavo Lima, que durante todo o dia compartilhou com o público do Twitter todas as suas atividades, incluindo fotos, vídeos, enquetes, conversas sobre o novo DVD “50/50” e transmissões via Periscope, aplicativo de transmissão de vídeo ao vivo do Twitter.
A ação gerou grande mobilização dos fãs de Gusttavo Lima, que colaboraram para que a hashtag #1DiaComGusttavoLima, utilizada para agrupar a conversa em torno da ação, chegasse a 17 mil menções e figurasse durante todo o dia entre os assuntos mais comentados do Twitter no país. Gusttavo Lima é o cantor (entre os homens) com mais seguidores no Brasil, com 7,8 milhões de usuários acompanhando o seu perfil na plataforma.
“O objetivo do projeto #1DiaCom é promover o engajamento entre fãs e artistas de uma maneira interativa e inovadora, explorando todo o potencial do Twitter como uma plataforma de expressão aberta e em tempo real”, afirma Carolina Alzuguir, diretora de Música no Twitter Brasil.
As ações começaram pela manhã, quando a esposa do cantor realizou uma transmissão ao vivo, feita pelo Periscope, do cantor acordando. Depois disso, os fãs puderam decidir, em uma enquete, qual roupa Gusttavo usaria durante o dia, e acompanharam por meio de Tweets, fotos, vídeos e transmissões ao vivo, as atividades do cantor, incluindo sua visita à sede do escritório do Twitter.
Os fãs também puderam escolher uma brincadeira para Gusttavo Lima fazer com os funcionários do Twitter, e qual música ele deveria cantar. Ao todo, as três enquetes realizadas na ação, cada uma com apenas 20 minutos de duração, tiveram 5.412 votos. Outras personalidades também participaram das transmissões, como o produtor musical Dudu Borges, o cantor Bruninho, da dupla Bruninho&Davi, e Wesley Safadão.
https://mobile.twitter.com/gusttavo_lima/status/753645325512945665
“Foi uma experiência bem diferente! Eu gostei demais, pois pude mostrar um pouco da minha rotina. Aproveitei para me candidatar a uma vaga no Twitter, será que consigo?”, diz Gusttavo Lima, que teve em seu perfil no Twitter quatro vezes mais impressões do que a média diária no último mês e ganhou 6 mil seguidores. Já sua conta no Periscope, recebeu 5 mil novos seguidores, quase duplicando sua base.