No dia 6 de setembro os carnavais do GRES Unidos de Vila Isabel serão revividos na 17ª Bienal do Livro, na estande da Editora Litteris, mais precisamente nas páginas do livro “Arriba Vila! Forte e Unida – Era Vieira Alves” (2005-2014). O primeiro livro do historiador carioca Alex Varela na área do carnaval reúne curiosidades, entrevistas inéditas e informações diversificadas em torno dos desfiles realizados pela agremiação do bairro de Noel no período compreendido entre os anos 2005 a 2014.
Nada mais justo no ano em que se celebram os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro lembrar da maior manifestação popular do mundo, que são os desfiles das escolas de samba. Nas palavras do autor, historiador com especialização na área da História da Ciência, o período citado refere-se ao momento em que a Vila Isabel atingiu o seu apogeu ao longo de sua história. Foi uma “era de ouro”.
“Foi o momento em que a escola retornou novamente ao Grupo Especial, ganhou dois campeonatos (2006; 2013) e recebeu inúmeros prêmios. Neste período, retornou sete vezes ao desfile das campeãs, fato que apenas havia ocorrido no ano de 1989. Além disto, todas as fantasias eram doadas à comunidade, inúmeros projetos sociais foram desenvolvidos na quadra que, finalmente lhe foi cedida. A Vila Isabel se tornou, na ocasião, uma super potência do carnaval carioca, derrotando a Beija Flor de Nilópolis”, diz o autor.
Alex ressalta que uma das marcas da agremiação durante o período foi a presença de uma forte equipe que lutou e almejou a conquista de títulos. “A nata dos profissionais do carnaval carioca passou pela Vila naquele momento. Carnavalescos, como Alexandre Louzada e Rosa Magalhães, coreógrafos como Marcelo Misailidis e Ana Botafogo, integraram o staff. E se tornaram vitoriosos. Outros se consagraram e ganharam reconhecimento, como o intérprete Tinga, e a porta-bandeira Rute Alves”, comenta.
Lançamento do livro “Arriba Vila! Forte e Unida”
Data e horário: 06 de setembro, das 17:30 as 19h
Local: 17ª Bienal Internacional do Livro Pavilhão 3 Azul, Rua K, 11, (em frente ao café literário) – Rio Centro – Rua Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca