Com o título “Nadando Contra a Corrente”, Thammy Miranda conta a história de sua vida no livro escrito pela autora Marcia Zanellatto. A obra será lançada em 7 de setembro na 17ª edição da Bienal do Livro, que acontece no Rio de Janeiro a partir do dia 3 de setembro.
Segundo Thammy, o título se refere a busca por sua própria aceitação de gênero: “Eu não sabia o que era ser transexual, só sabia o que eu não queria ser. Não queria aquele cabelo longo, e não acreditava que aqueles peitos faziam parte de mim”, relatou.
A atriz disse acreditar que com sua iniciativa vá ajudar outras pessoas que passam pelo processo de mudança de sexo a se aceitarem com mais clareza “se as pessoas aceitassem a transexualidade, não haveria dor” e ainda emendou “eu mesma não sabia o que significava ser transexual”.
Aos 32 anos, a moça foi notícia recentemente quando se submeteu a uma cirurgia para a retirada dos seios, a mamoplastia. Processo pelo qual diferentemente da mastectomia, indicada como forma de tratamento para determinadas doenças, é usado por transexuais que desejam readequar seu corpo para uma forma mais masculinizada. Em foto divulgada recentemente pelo maquiador Fernando Torquatto, Miranda aparece usando uma jaqueta de couro que deixa ver parte de seu novo peitoral.
A Bienal do Rio de Janeiro 2015, o maior evento literário do Brasil acontece de 3 a 13 de setembro, no Riocentro e este ano vai homenagear a Argentina.