Nos últimos anos, a expectativa gerada com o lançamento de uma novela das nove da TV Globo é algo que deixa o público animado, apreensivo e curioso para saber qual será o desempenho da trama. Com “A Regra do Jogo”, novo folhetim do horário que estreia dia 31 de agosto, não foi diferente. Uma trama que se baseia nos mais milenares dos duelos: entre o bem e o mal, o rico e o pobre, o certo e o errado e as consequências das escolhas desses lados no chamado jogo da vida. E isso pode ser conferido no teaser da novela, que mostra o ar tenso e competitiva que a obra respira.
Para falar de “A Regra do Jogo”, comecemos pelo criador da obra, João Emanuel Carneiro. Autor de “Da Cor do Pecado (2004)”, “Cobras & Lagartos” (2006), no horário das sete e de “A Favorita” (2008) e “Avenida Brasil” (2012) – sendo esta última uma das novelas de maior sucesso dos últimos tempos -, João se firmou como um dos grandes nomes do gênero. Com uma queda pessoal com vilãs loiras, ele já apresentou ao público as maquiavélicas Bárbara, Leona, Flora e Carminha.
Novela com personagens de grandes personalidades e diferentes tipos, “A Regra do Jogo” abordará uma questão sempre presenta nas tramas de João Emanuel: a vida dos ricos e dos pobres. Uma comunidade, o Morro da Macaca, é o palco de muitos artistas deste jogo criado por ele, que sofrem e lutam pela vida. Aliás, a trama nasceu de uma experiência pessoal do autor, que realizou o desejo de um ente querido que se foi.
“A Regra do Jogo” nasceu de um personagem, do Romero Rômulo. A ideia de fazer esse homem veio da minha mãe, que sempre disse que eu precisava escrever a história de um santo. Ela era muito católica. A minha mãe morreu faz pouco tempo e eu pensei em realizar esse seu desejo. Fiz um santo, mas um santo torto. Afinal, ele é alguém que gosta da ideia de ser bom”, revelou.
Saiba quem é quem em “A Regra do Jogo”
Atena (Giovanna Antonelli)
Giovanna Antonelli será Atena. Ela tem uma vivida montada de mentiras e criou até outro nome, uma vez que o seu verdadeiro é Francineide dos Santos. Linda, loira, interesseira, ardilosa, ela faz de tudo para ter dinheiro. É uma estelionatária e começou neste ramo ao clonar cartões de crédito e falsificar assinaturas.
Romero Rômulo (Alexandre Nero)
Ele, que já foi vereador e é conhecido pelo povo por seus atos heroicos, tem uma luta diária consigo mesmo e suas múltiplas facetas. Inventa personagens, mas nem ele mesmo se conhece. Em outras palavras, é bem dissimulado e vive uma vida sem luxos.
Dante (Marco Pigossi)
Filho adotivo de Romero, é policial. Considera este pai um grande homem e o idolatra. O jovem é correto e buscou entrar para a corporação para vingar a morte de seu pai biológico.
Zé Maria (Tony Ramos)
Vive foragido e Dante acredita que ele é responsável pela morte de seu pai. O ator contou ao Almanaque da Cultura que Zé Maria é extremamente enigmático. “Ele era um cara perfeito até toda a tal acusação que virou a vida dele de cabeça para baixo”. Dizem que ele também pode ser o autor do de Seropédica na década de 90. Já foi mecânico do Morro da Macaca e sua família crê que ele é inocente.
Juliano (Cauã Reymond)
Ex-lutador de MMA, é filho de Zé Maria. Sofre preconceito por ouvir que seu pai é bandido procurado pela polícia. É preso acusado de porte de droga. Cauã disse ao Almanaque da Cultura que seu personagem tem muita esperança. “Mas, carrega uma revolta com todas as injustiças de que foi vítima”. O ator está sempre presente nas novelas de João Emanuel.
Djanira (Cássia Kis)
Dona de casa dedicada, bem durona, apesar de animada. Tem muitos segredos guardados. É mãe de criação de Juliano, filho de seu ex-namorado Zé Maria (Tony Ramos).
Tóia (Vanessa Giácomo)
Maria Vitória Noronha, de apelido Tóia, é alegre e tem forte personalidade. Ama festas e namora com Juliano (Cauã Reymond), com quem ia se casar, mas ele foi preso por sob a acusação de tráfico de drogas.
Adisabeba (Susana Vieira)
Gananciosa e intensa. Chegou ao Rio jovem e trabalhou como prostituta. Vencer na vida é sua meta. Ela pode ser considerada uma “latifundiária urbana” na comunidade em que vive, o Morro da Macaca. Mãe super de Merlô (Juliano Cazarré), filho único, de um dos clientes dela no passado. Foi apaixonada por Zé Maria (Tony Ramos), com que teve um caso, que chegou ao fim quando ele se enamorou de Djanira.
Merlô (Juliano Cazarré)
Mario Sérgio dos Santos é cantor de funk e bom moço, conhecido por todos no Morro da Macaca. Paparicado até não poder mais por sua mãe de Adisabeba (Susana Vieira). Tem duas amantes no morro: Ninfa (Roberta Rodrigues) e Alisson (Letícia Lima). Cazarré revelou para nosso site que teve uma preparação especial para o papel. “Eu fui a vários bailes e visitei comunidades. Fiz aula de canto, de dança, pesquisei funk na internet”.
Belisa (Bruna Linzmeyer)
Uma jovem mimada, excêntrica e intolerável. Ela é desta forma por ter recebido uma educação muito desestruturada por causa da mãe, como se pode ler na entrevista que a atriz deu ao Almanaque da Cultura. “Essa desestrutura faz parte da construção moral da Belisa”, comenta a atriz.
Nelita (Bárbara Paz)
Mãe adotiva de Belisa, tem transtorno bipolar e esta doença a fez mergulhar na bebida. Alterna tempos entre clínicas psiquiátricas e a casa dos pais. Tem brigas homéricas com sua filha, que a trata com desdém. Também é mãe de Cesário (Johnny Massaro), com quem possui uma relação de amor e respeito. Bárbara, em conversa com nosso site, contou que ela “tem um grande problema com o pai, que sufoca ela, que maltrata e tal. Ela é uma pessoa diferente das outras. E, é diferente uma família aristocrática aceitar isso”.
Nora (Renata Sorrah)
Mãe de Nelita, é elegante e tem um imenso coração. No passado, esteve dividida entre os primos Gibson (José de Abreu) e Feliciano Stewart (Marcos Caruso), casando-se com o primeiro, mas se arrependendo com o tempo. É o pilar de sua conturbada família. “O projeto de vida dela é manter aquela família e tentar salvar a filha doente. Então, ela é uma mulher sofrida. Mas, ela é solar”, disse Renata, em entrevista ao Almanaque da Cultura.
Gibson (José de Abreu)
Viciado em trabalho, tem sorte na profissão e azar na vida pessoal. É pão-duro ao extremo. Trata seus familiares com frieza, com exceção de Dante (Marco Pigossi), seu neto.
Orlando (Du Moscovis)
Outro vilão que promete, uma vez que o ator já fez outros papéis deste tipo e se saiu bem. É amigo desde jovem de Romero (Alexandre Nero). Seu personagem usa de charme para conquistar Nelita, por ela ser de família rica. Integra a Falange, organização criminosa e se aproxima do cargo de chefia dela.