A Norton identificou uma ameaça que está circulando nas mensagens diretas do Facebook e infectando vários usuários. O malware, que está se espalhando rapidamente, é uma adaptação dos falsos antivírus de Windows (Fake AV Redirect 2) para dispositivos móveis.
Assim que o usuário clica no link da mensagem, que é enviada por um amigo, uma janela pop-up solicita a atualização do sistema. Caso a vítima não perceba e aceite, será infectada e começará a enviar, sem saber, o malware para seus contatos no Facebook.
A ameaça é capaz de identificar o dispositivo que a vítima está utilizando, o que aumenta a credibilidade. O engenheiro de segurança da Norton, Nelson Barbosa, recomenda que os usuários que foram infectados usem uma solução oficial de segurança, como o Norton Security, para eliminar esse e outros malwares do dispositivo.
Para evitar ataques como este, o engenheiro recomenda os seguintes cuidados:
- Não acredite em tudo que é compartilhado, mesmo que seja enviado por amigos ou familiares. Antes de clicar, pense se faz sentido aquele conteúdo ser enviado por aquele contato;
- Tenha uma solução de segurança completa instalada e atualizada;
- Use senhas diferentes para cada serviço e crie combinações fortes, com símbolos, letras maiúsculas e minúsculas e números.