Em sua passagem pela 17ª edição da Bienal do Livro no Rio no sábado, 5 de setembro, o escritor Affonso Solano lançou sua obra “O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur”, segundo volume da série “O Espadachim e o Carvão“, publicado pela editora Leya.
Affonso é um dos criadores do site e podcast “Matando Robôs Gigantes“, hospedado dentro do portal Jovem Nerd, que aborda com humor temas relacionados a cinema, quadrinhos, jogos eletrônicos e cultura pop em geral. Ele também é colunista de portais como TechTudo, do G1, e Omelete. Como ilustrador, Affonso trabalha para o mercado nacional e internacional desenhando monstros, super-heróis e alienígenas.
Em conversa com o Almanaque da Cultura, ele contou que a série “O Espadachim de Carvão” surgiu em 2002, quando ele fechou com o Omelete o projeto de uma HQ de fantasia interativa, o que seria um protótipo do que “O Espadachim de Carvão” viria a ser. A história fez tanto sucesso que permaneceu na capa do portal por um ano, quando Affonso decidiu começar a adaptá-lo para o formato de um livro.
Os leitores que acompanhavam Affonso desde o início ficaram fãs da série. “A transição foi boa, quem acompanhava os meus vídeos e meus programas de rádio na Internet já sabia que eu gostava muito de escrever sobre o gênero de fantasia. A série “O Espadachim de Carvão” foi muito bem recebida”, explicou.
Capa do segundo livro da série “O Espadachim de Carvão”, de Affonso Solano (Foto: Divulgação)O escritor, que é fã de Stephen King, revela os próximos projetos da Editora Leya com os olhos brilhando de animação. “O principal foco é fortalecer a série e, para isso, estamos produzindo estátuas colecionáveis que estão disponíveis ainda nesta Bienal. Tenho outros projetos dentro do gênero horror, que também gosto muito”, destaca. Além disso, Affonso também revelou que está em produção uma animação que poderá ser vendida para os estúdios fora do Brasil, um jogo de vídeo game e um álbum musical com uma banda de heavy metal internacional.
Para os fãs mais novos que desejam seguir a carreira literária, Affonso Solano deixa um recado: “Escreva todos os dias, pratique sempre. Não deixem que ninguém diga a vocês que é perda de tempo, que escrever é uma coisa menor, que é coisa de nerd, até porque os nerds é que tomam conta do mundo hoje”. Já para os fãs mais velhos, Affonso pede que eles incentivem os filhos a lerem. Que cultivem neles o gosto pela leitura e a escrita. “Eu tive essa sorte quando era mais novo”, conta o autor da série “O Espadachim de Carvão”.