No aniversário de Paul Klee, CCBBs de SP, RJ e BH anunciam mostra inédita sobre o artista

'Paul Klee - Equilíbrio Instável' foi concebida especialmente para o Brasil e ficará no país entre fevereiro e outubro

"Harmony of the Northern Flora", de Paul Klee (Reprodução)
"Harmony of the Northern Flora", de Paul Klee (Reprodução)

Em 2019, pela primeira vez na América Latina, uma exposição com mais de 100 obras do artista Paul Klee (1879-1940), com entrada gratuita, percorrerá três capitais brasileiras. “Paul Klee – Equilíbrio Instável” foi especialmente preparada para o público brasileiro e contará com 16 pinturas, 39 papéis, cinco gravuras, cinco fantoches e 58 desenhos e objetos pessoais de Klee. O artista faria aniversário de nascimento no dia 18 de dezembro, terça-feira.

No CCBB São Paulo, “Paul Klee – Equilíbrio Instável” tem abertura programada para o público em 13 de fevereiro, permanecendo na cidade até 29 de abril. Depois, parte para o CCBB Rio de Janeiro, entre 15 de maio e 12 de agosto. Já no CCBB Belo Horizonte, a mostra fica entre 28 de agosto e 18 de novembro.

A curadoria da exposição é de Fabienne Eggelhöfer, curadora chefe, diretora de exposições, acervo e pesquisa do Zentrum Paul Klee, de Berna, na Suíça, cidade onde o artista viveu.

Suíço, filho de pai alemão, Klee transitou com notável desenvoltura por diversos estilos. Experimentou o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo, mas ao mesmo tempo não cabe atribuir ao seu legado artístico nenhum estilo em particular. Seu trabalho único e o talento como desenhista permitiram a Klee alcançar uma expressão pictórica própria, reforçando seu papel central na história moderna da arte.

Paul Klee estudou pintura e desenho em Munique, no final do século XIX, e conviveu com outros importantes artistas de sua época, dentre eles Wassily Kandinsky (1866-1944) e Pablo Picasso (1881-1973). Além de exímio pintor, a partir de 1921 Klee lecionou na Bauhaus, berço do modernismo e a primeira escola de design do mundo.

O legado do artista, composto por mais de quatro mil obras, está hoje no Zentrum Paul Klee, museu construído em 2005 pelo Arquiteto Renzo Piano. O museu dedica-se à preservação, catalogação, difusão e pesquisa em torno da vida e obra do artista. A mostra “Paul Klee – Equilíbrio Instável” tem o patrocínio do Banco do Brasil e da BrasilSeg, uma empresa da BB Seguros. A iniciativa e a organização são da Expomus.

Esposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável” no Centro Cultural Banco do Brasil

  • CCBB São Paulo: de 13 de fevereiro a 29 de abril de 2019
  • CCBB Rio de Janeiro: 15 de maio a 12 de agosto de 2019
  • CCBB Belo Horizonte: de 28 de agosto a 18 de novembro de 2019