Carnaval 2020: Enredo da São Clemente

O principal objetivo da São Clemente é resgatar o perfil de Escola irreverente, divertida, crítica e de alma carioca. E nada melhor do que um enredo como “O Conto do Vigário” para mexer nos vespeiros da vida nacional.

Leia também:

Carnaval 2020: Confira o Samba-enredo da São Clemente
Carnaval 2020: Ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro

O carnavalesco Jorge Silveira explica que o desfile da Escola de Botafogo mostrará desde a origem da expressão até os golpes praticados nos dias de hoje, com a ajuda da tecnologia. Como exemplo, cita uma prática comum nos sites de relacionamento, onde pessoas se apresentam usando fotos e dados fictícios com a intenção de se passar por outra, mais jovem e bonita.

Leia também:

Carnaval 2020: Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio têm enredos de apelo popular

A maioria dos casos que ilustram os figurinos de alas e alegorias foram extraídos de reportagens publicadas nos jornais. Lembra, por exemplo, um golpe que marcou época no início do século XX, quando famílias de poder aquisitivo deixavam o interior para se estabelecerem nas grandes cidades. Quando o caipira chegava ao Rio de Janeiro se encantava com o bonde. Bastava um comentário mais empolgado para que logo aparecesse um espertalhão oferecendo um bonde novinho em folha, para uso exclusivo da família.

Outro golpe que fez sucesso foi o da “guitarra” – uma máquina que fazia “dinheiro de verdade”. A geringonça tinha lâmpadas, manivelas, gavetas e outros dispositivos que faziam o incauto acreditar na sua autenticidade. O vigarista ligava a máquina na corrente elétrica, as lâmpadas acendiam, a gavetinha se abria e do interior apareciam cédulas novinhas, cheirando a tinta. Entusiasmado, o cliente comprava o produto no ato e obedecia cegamente o conselho: “Deixe ela esfriar umas seis horas, para não derreter os componentes, que são muito delicados” – instruía o vigarista, colocando o dinheiro no bolso e ganhando tempo para sumir do mapa. Seis horas depois, a decepção. Só as lâmpadas e a gavetinha funcionavam. No interior, em vez de dinheiro, recortes de jornal.