Black Flag, ícone punk, estreia no Brasil

Formação que toca no dia 7 de julho em São Paulo tem o co-fundador Greg Ginn na guitarra e Mike Vallely nos vocais

Black Flag (Foto: Divulgação)
Black Flag (Foto: Divulgação)

O Black Flag é uma instituição do punk rock, um sólido pilar que desde 1976 sustenta o estilo, seus cacoetes e é influência para um incontável número de bandas que surgiram a partir da década de 1980 até os dias atuais, inclusive como a força motriz do que viria a ser e soar o hardcore. É este Black Flag, com apenas o co-fundador Greg Ginn da formação original, que enfim debuta no Brasil – com show único – dia 7 de julho deste ano, no Carioca Club, em São Paulo. A realização é da Powerline Music & Books.

Com Greg Ginn, o único e verdadeiro Black Flag vem para a turnê Latino Americana com Mike Vallely nos vocais, sim, o famoso e multicampeão skatista de Long Beach (Califórnia). Vallevy está na banda desde 2014 e já havia cantado em 2003 no projeto solo de Ginn, “Good for You”.

Black Flag (Foto: Divulgação)
Black Flag (Foto: Divulgação)

Coeso e corrosivo, raivoso e relevante, o Black Flag foi criado em Hermosa Beach (Califórnia, EUA, mesmo reduto onde nasceu o Pennywise) é a chama viva do DIY (Do It Yourself) – a carreira da banda foi pavimentada pelos próprios integrantes ao longo das décadas realizando tudo com várias referências de histórias em quadrinhos, humor niilista e atitude subversiva. Não à toa o disco de estreia “Damaged” (1981) e “My War” (1984, o 4º da discografia) são clássicos arrebatadores do punk/hardcore e a banda está no hall em que pisa e reina nomes como Minor Threat, Bad Brains, Dead Kennedys e Circle Jerks.

Aliás, lembrar de bandas históricas do punk/hardcore é lembrar da importância da SST Records, selo independente que Ginn criou em 1978. A SST é responsável pelo lançamento de todos os discos do Black Flag e de uma geração inteira de ícones da cena indie pré-Nirvana, como Minutemen, Hüsker Dü, Meat Puppets, Soundgarden, Sonic Youth e Dinosaur Jr.

A turnê latino-americana antecede uma apresentação concorridísima do Black Flag em San Diego, em evento de skate que terá nada menos do que o lendário Tony Hawk. Trata-se do The Triple 8 NYC Clash at Clairemont, no dia 21 de setembro, um evento beneficente que arrecadará fundos à Grind For Life, organização que cuida de vítimas de câncer e seus familiares.

Black Flag em São Paulo

Data: 7 de julho de 2019
Horário: a partir das 18 horas
Local: Carioca Club – Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros – São Paulo
Ingressos: a partir de R$ 130
Vendas: site Pixelticket e Locomotiva Discos (somente em dinheiro – Rua Barão de Itapetininga, 37 – Loja 8 – República)
Classificação etária: 16 anos
Informações: Facebook