Crítica ‘Pixels’: Mesmo com Adam Sandler, o filme consegue ser muito bom

“Pixels” estreia nesta quinta-feira, dia 23 de julho, nos cinemas brasileiros. O filme é baseado em um curta dirigido pelo francês Patrick Jean, lançado em 2010 e premiado no Festival de Animação de Annecy, na França. O planeta está sendo invadido por uma raça alienígena que pensa ter sido desafiada ao encontrar uma cápsula lançada pela Nasa em 1982 com exemplos de produtos culturais da época. Os seres de outro planeta utiliza os principais games de fliperama da década de 80 para se defender da “ameaça” dos habitantes da Terra.

A premissa é muito interessante e consegue inspirar o diretor Chris Columbus (“Esqueceram de Mim”, “Uma Babá Quase Perfeita” e “Harry Porter e a Pedra Filosofal”) a produzir uma boa comédia de ficção científica. O longa consegue divertir principalmente os adultos que viveram a adolescência durante os anos 80.  A história começa exatamente nos anos 80, com uma reconstrução de época de pura nostalgia. O figurino, a trilha sonora, tudo realmente consegue nos transportar para aquela época.

O garoto Sam Brenner (Adam Sandler, na fase adulta.) enfrenta uma disputa com o rival Eddie Plant (Peter Dinklage, na fase adulta) pelo título de campeão mundial de arcade (fliperama) e perde. Na vida adulta, Sam segue como um perdedor, sem namorada e trabalhando como instalador de aparelhos eletrônicos. Isso até que ele é convocado pelo seu amigo de infância e presidente dos Estados Unidos, Will Cooper, (Kevin James) para salvar o planeta devido às antigas habilidades com os jogos de antigamente (Centipede, Space Invaders, Pac-Man e Donkey Kong).

Como o exército americano se mostra completamente despreparado para a ameaça, Sam precisa de reforços para salvar a Terra da destruição. O time é completo por Eddie Plant (Peter Dinklage, de “Game of Thrones”) e Josh Gad (Ludlow Lamonsoff, de “Jobs”). Como antigos campeões de video games, eles devem usar suas habilidades manuais e táticas para enfrentar os inimigos digitais. No decorrer do filme, o time é reforçado pela tenente-coronel Violet Van Patten (Michelle Monaghan), que possui um envolvimento com o personagem de Adam Sandler.

Com roteiro de Tim Herlihy e Adam Sandler, “Pixels” consegue divertir e arrancar boas risadas da platéia. Os efeitos especiais em 3D contribuem ainda mais para transmitir a nostalgia dos primeiros video games. A trilha sonora empolga e as cenas das batalhas são as melhores. Uma das boas sacadas do filme é quando os vilões extraterrestres utilizam imagens de personalidades pops da época, como Madonna, a dupla Daryl Hall e John Oates, e até o ex-presidente Ronald Reagan como “porta-vozes” de suas mensagens.

Apesar de ser estrelado pelo fraco Adam Sandler e ter vários momentos com piadas clichês, “Pixels” consegue ser um bom filme que vale o ingresso com diversão garantida para toda a família.

“Pixels”

Elenco: Adam Sandler, Kevin James, Michelle Monaghan, Peter Dinklage, Josh Gad, Matt Lintz, Jane Krakowski, Brian Cox, Sean Bean, entre outros
Direção: Chris Columbus
Roteiro: Adam Sandler e Tim Herlihy
Música: Henry Jackman
Edição: Peck Prior, Hughes Winborne
Idioma: Inglês
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia/Ação/Ficção Científica
Duração: 1 hora e 45 minutos
Distribuição: Sony Pictures
Produção: Columbia Pictures